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Saiba quais são as frutas da primavera

Com a chegada da nova estação, certas frutas são mais facilmente encontradas em feiras e mercados. Listamos algumas para você experimentar e aproveitar seus benefícios!

27 de novembro de 2019

A primavera é uma das épocas mais deliciosas do ano. É neste período do ano que uma boa variedade de frutas fica a nossa disposição em supermercados, feiras e frutarias, trazendo não apenas sabor, mas benefícios à saúde com um maior aproveitamento maior dos nutrientes que elas oferecem. São mais saborosas e aromáticas, já que têm os seus ciclos respeitados. Sempre que possível, vale apostar nas versões orgânicas, ainda mais saudáveis por serem livres de aditivos químicos.

Consumir as frutas da estação também é melhor para o bolso. Afinal, a maior oferta faz com que os preços caiam.

Veja algumas sugestões de frutas que não podem faltar na alimentação da sua família nesta primavera!

Abacaxi pérola

Um grande aliado na digestão, o abacaxi é rico em vitamina C, o que contribui para aumentar a imunidade, e contém também os complexos A e B e minerais como fósforo, ferro, cálcio e sódio.

Tem ainda o poder ajudar a eliminar toxinas do organismo que causam o inchaço e o acúmulo de gorduras e protege contra a degeneração muscular relacionada à idade.

Pode ser consumido in natura, em salada de frutas, sucos, inclusive nos detox, e como ingrediente principal de sobremesas e sorvetes. Mas atenção: não é indicado para pessoas que têm refluxo gástrico e úlceras.

Ameixa

Fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes, os alimentos de cor roxa, como a ameixa, têm ação positiva para os sistemas neurológico e digestivo. Para o intestino, é uma das principais aliadas, já que tem fibras insolúveis e propriedades laxativas, o que ajuda a combater e tratar prisão de ventre e regular o trânsito intestinal.

A ameixa tem um importante papel na prevenção de doenças cardíacas, ajuda a regular o nível de glicose no sangue e é um poderoso antioxidante.

Além do baixo teor calórico, traz sensação de saciedade. A fruta pode ser consumida na versão fresca ou seca, como sobremesa ou lanche entre as principais refeições. Ainda garante um sabor especial a preparos como manjar, mousse e pavê.

Jabuticaba

É importante no combate a inflamações e na prevenção de doenças como o câncer. Também ajuda a desintoxicar o organismo. É fonte de vitamina C, que contribui para aumentar as defesas do corpo, e do complexo B, que favorece o sistema nervoso. Não se limite a consumir apenas a polpa: a casca também deve ser aproveitada.

Rica em antocianinas, um fitoesterol, que tem propriedades antioxidantes e que dá a cor arroxeada a ela, favorece o combate aos radicais livres.

A jabuticaba ajuda também na beleza, pois coopera para a regeneração das células e se reflete na aparência das unhas, do cabelo e da pele. Pode ser consumida in natura e também compor sucos, sorvetes molhos e geleias.

Manga

Por sua alta concentração de fibras, a manga favorece o trânsito intestinal e dá saciedade. Docinha, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue e a controlar a pressão arterial. Por conter potássio, auxilia a eliminar o excesso de sal do organismo. Não pode ser deixada de lado sua ação antioxidante, graças ao betacaroteno, que dá cor a ela, e aos polifenóis, que combatem os radicais livres.

É fonte ainda das vitaminas C e B6. A colheita começa no final da primavera. O consumo pode ser in natura, por suco, como item da salada de frutas ou até para dar um toque doce à salada de verduras, junto com a rúcula, ou até em mousse para a sobremesa. Mas, por ser uma das frutas mais doces, quem tem diabetes não pode exagerar.