Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Saiba o que é o zika virus e veja como se prevenir

26 de novembro de 2015

Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste do país. Mas afinal, o que é o zika vírus? Ainda pouco conhecido, seus sintomas são parecidos com os de uma gripe como febre, dores pelo corpo e algumas manchas vermelhas na pele que podem coçar. Depois de três a sete dias, os sintomas somem e a vida volta ao normal. Como não leva a um maior desconforto, muitas pessoas não procuram o médico e nem sabem que tiveram o vírus. Assim como o vírus da dengue, ele também é transmitido pelo mesmo mosquito: o Aedes aegypti. Para se proteger do Zika vírus, alguns cuidados são importantes:

  • Não deixe água limpa se acumular em sua casa ou quintal. Isso inclui vasos de plantas, móveis e enfeites em áreas externas. Fique de olho em poças d`água que se formam após a chuva.
  • Use roupas claras, e, de preferência, mangas e calças longas.
  • Passe repelente contra insetos, inclusive na roupa, para tentar aumentar a proteção. Reaplique a cada seis horas ou de acordo com as instruções da embalagem.

  A melhor forma de evitar qualquer contaminação é a prevenção. Portanto, elimine o mosquito, evitando sua transmissão. De que forma? Evite água estocada em casa. Faça a sua parte!   Blog Unimed VTRP cuidados com a saúde   Veja algumas dicas simples que podem ser adotadas em casa: Evite o acúmulo de água O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Coloque areia nos vasos de plantas O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. Seja consciente com seu lixo Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas. Uso de repelentes Usar repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra o vírus.   Especialistas do Labchecap explicam a diferença da Dengue, Chikungunya e Zica. zica   Em caso de dúvidas com relação aos sintomas, procure seu médico.  

Categoria: #CuidarDeVocê