Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Saiba a maneira correta de higienizar sua máscara de pano

É fácil, basta seguir os 5 passos que mostramos nesta publicação

12 de abril de 2020

A máscara de pano ajuda a impedir a transmissão da Covid-19 pelo espirro ou tosse de pessoas infectadas. Para evitar a transmissão do vírus, independentemente da presença ou não de sintomas, é preciso inibir a liberação de gotículas de saliva e de secreção nasal no ambiente. Por isso criamos a campanha Aliados de Pano 🙂

Mas, para que sua máscara tenha a efetividade necessária, é preciso estar sempre bem higienizada. Você sabe a maneira correta de realizar esta limpeza? Siga estes 5 passos:

  1. Antes de retirar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão, para evitar a contaminação no momento da retirada.
  2. Em seguida, a máscara deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária (cerca de 2 colheres de chá de água sanitária em meio litro de água) por 30 minutos.
  3. Após este período de molho, ela deve ser enxaguada e lavada com água e sabão,
  4. Com a máscara limpa, entramos na última etapa: a secagem. Deixe sempre suas máscaras penduradas em locais bem arejados. Por fim, quando ela estiver bem seca, deve ser passada a ferro e acondicionada em saco plástico limpo.
  5. Importante: após lavar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão, para não correr risco de se contaminar.

IMPORTANTE: Você deve mudar de máscara a cada 2 horas, no máximo. Caso tenha que ficar um tempo maior na rua, leve sempre uma máscara reserva!

Este vídeo do Ministério da Saúde traz informações importantes também sobre os cuidados com as máscaras:

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) estão disponibilizando moldes de máscaras, que serão distribuídos em locais de serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Além de eficiente, a máscara de pano é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Ainda não fez a sua? Acesse www.aliadosdepano.com.br, baixe o molde e veja as instruções. Você se protege com muito estilo!

A campanha Aliados de Pano é uma iniciativa da Unimed VTRP, Univates, Unisc e Prefeitura Municipal de Lajeado.

Categoria: Coronavírus