Ouvidoria   

SAC e Ouvidoria: entenda como cada um pode lhe ajudar a aproveitar melhor o seu plano de saúde

Cuidar de você e ouvir a sua opinião, mesmo em tempos de pandemia. Esse é o plano.

18 de agosto de 2021

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) está sempre pronta para ouvir os clientes, seja pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), seja pela nossa Ouvidoria.

Em tempos de pandemia, diminuímos nossas interações presenciais, para a segurança de todos. No entanto, seguimos disponíveis com nossas soluções, tanto nos canais de SAC quanto de Ouvidoria.

Na prática, ambos ajudam os clientes a aproveitar da melhor maneira possível o plano de saúde. Cada um tem sua importância, e um momento ideal de ser acionado.

Para ganhar tempo nestes novo momento que vivemos, vamos entender bem como cada um deles funciona?

SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)

É o chamado atendimento de “primeira instância”, e acontece sempre que o beneficiário procurar os Canais de Atendimento da Unimed VTRP, como o 0800 051 11 66, o e-mail sac@unimedvtrp.com.br, o chat online no site (http://bit.ly/ChatOnlineUnimedVTRP) ou as interações pelo Aplicativo Unimed VTRP. Eles funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, em todos os dias do ano.

Ouvidoria

É uma unidade de atendimento de “segunda instância”. É o canal onde os clientes podem manifestar suas opiniões, reclamações ou elogios e relatar situações que não foram plenamente atendidos pelos demais canais de atendimento ao cliente na primeira instância.

Preparamos um infográfico para ficar bem claro:

E se eu precisar falar com a Ouvidoria da Unimed VTRP?

Clique aqui para sugestões, reclamações, elogios e informações sobre ações e desempenho da Unimed VTRP. Sua contribuição é fundamental para que possamos sempre melhorar nossos serviços. Veja nossas demais formas de contato:

– Endereço para correspondências: Av. Piraí, 155 – Bairro São Cristóvão – Lajeado/RS – CEP: 95913148

– E-mail: ouvidoria@unimedvtrp.com.br

– Whatsapp: 051 9 9919 1746

O atendimento é realizado em horário comercial, de segunda a quinta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00 e nas sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00.

Mas lembre-se: o papel da Ouvidoria é de reavaliação, ou seja, para acessá-la, você já deve ter recebido a resposta de um outro canal de atendimento após registro de suas dúvidas, sugestões ou reclamações. Reforçamos que a Ouvidoria também é o canal que o cliente tem, assegurado pela ANS,  para solicitar a reanálise de alguma solicitação que lhe foi negada.

E em quanto tempo tenho retorno à minha manifestação feita para a Ouvidoria da Unimed VTRP?

O prazo definido pelas legislações é de até 7 dias úteis para a resposta conclusiva. A Unimed VTRP tem como prática resolver estas situações em até 5 dias úteis.

No entanto, sabemos que existem casos de maior complexidade. Nestas situações, a Unimed poderá combinar com o cliente um prazo maior, com uma prorrogação de até 30 dias úteis.

As reanálises assistenciais previstas na RN 395/2016, apreciadas pela Ouvidoria, respeitam os prazos previstos nos moldes da RN 259/2011.

Cuidar de você e ouvir a sua opinião, mesmo em tempos de pandemia. Esse é o plano.