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Respirar corretamente traz benefícios à saúde

01 de junho de 2015

Respiramos a cada instante. A maioria das vezes sem perceber, afinal, é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio até os pulmões, onde será distribuído para todo o sangue. A medida que vai passando pelo nosso corpo, as células vão se alimentando, vitalizando e sendo desintoxicadas. Uma boa respiração favorece todo nosso corpo, trazendo benefícios para os rins, fígado, pulmão, intestinos, coração e pele. Além disso, melhora a circulação sanguínea e a memória, regenera as células, acalma corpo e mente e reduz o estresse. Mas afinal, você sabe a forma correta de respirar?   Blog Unimed VTRP Respirar melhor   Se observarmos a respiração de um recém-nascido, quando o ar entra nos pulmões, a barriga sobe e desce, em um ritmo só, através do diafragma. Especialistas afirmam que somente bebês realizam o processo de forma correta. O ideal é que a respiração seja feita usando a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. Ela deve ser mais lenta e profunda. Quando este músculo não é utilizado em sua totalidade, nossa respiração se torna mais curta e colocamos uma quantidade mínima de ar em nossos pulmões. Para reverter isso, o fundamental é respirar profundamente, pois nosso organismo restaura o fluxo de oxigênio e aumenta o fluxo de sangue para o cérebro.   Blog Unimed VTRP Respirar   Xô, estresse! De vez em quando percebemos que nossos ombros ficam encolhidos e os músculos do nosso pescoço mais rígidos. Quando menos nos damos conta, ficamos contraídos e tensos. Uma das formas mais rápidas para aliviar essa questão é respirar. Afinal, quanto mais rápida a nossa respiração, mais estressados ficamos. Ao controlar nosso modo de respirar, com algumas técnicas simples, podemos mudar nosso estado emocional. Uma forma fácil e simples de aprender é com a respiração abdominal. Ela pode ser feita antes de uma grande reunião ou apresentação, quando esperamos por algum resultado ou mesmo no trânsito. Pare por alguns minutos, deixe os ombros relaxados, inale pelo nariz e imagine que a sua respiração está indo para baixo, na direção da barriga, inflando ela como um balão. Segure por alguns segundos. Na hora de exalar o ar, permita que a sua barriga relaxe e deixe fluir suavemente para fora a respiração, pelo seu nariz. Tente repetir por pelo menos 15 vezes e você vai se sentir mais leve e tranquilo.  

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