Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

Recriar clássicos da literatura

05 de dezembro de 2013

Um projeto de crowdsourcing está dando vida nova a grandes clássicos da literatura. Obras renomadas, que não possuem uma capa à altura de sua importância, estão ganhando ilustrações criadas por designers e artistas do mundo todo. Chamado Recovering the Classics, o projeto selecionou o que considera os 50 melhores livros de domínio público da história e disponibilizou para que qualquer pessoa pudesse propor uma nova versão às suas capas. Através do website, 121 artistas já submeteram 312 peças que capturam a essência inspiradora e emocionante das histórias que apresentam. Entre eles, está a brasileira Dayane Alves Pereira, que fez uma nova apresentação para Little Women, de Louisa May Alcott. As novas capas disponibilizadas pelo Recovering the Classics entram para o domínio público e podem ser usadas livremente. Como um livro pode ter mais de uma capa, fica mais fácil para educadores disseminarem a leitura entre diferentes públicos. Já para quem quiser uma versão impressa ou digital das obras, há um custo que remunera o artista, os promotores do projeto e a editora. Você pode conferir o projeto também no Pinterest.  

recovering-the-classics-colaboracao-crowdsourcing

  No Brasil o projeto Turma da Mônica: Laços, feito pelos irmãos Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, é bonito do começo ao fim. A trama traz à tona a união que existe entre as crianças do Bairro do Limoeiro em mais um dos planos infalíveis do Cebolinha: encontrar o Floquinho no meio de todas as confusões, brigas, gargalhadas e bofetões.  

Turma da monica laços Blog Unimed VTRP 1

  Mesmo assim, existe uma amizade que prevalece tão forte como todas as coelhadas dadas por uma Mônica de pernas roliças, sapatos e cara de enfezada. Cada personagem teve suas características principais evidenciadas e representadas de uma forma engraçada e natural, o que deixa tudo muito suave. O Maurício de Souza perguntou aos irmãos se eles passaram muito tempo estudando para conseguirem inserir elementos tão únicos e fiéis à história. Eles responderam que não. Não precisaram estudar, só precisaram sentar e lembrar das histórias. Laços é a segunda HQ do projeto Graphic MSP, com releituras da Turma da Mônica em formato de graphic novel.   Recriando Blog Unimed VTRP (1)Recriando Blog Unimed VTRP (2)   Informações do Universo HQ e dicas do leitor Alessando D. Mença.  

Categoria: #CuidarDeVocê