Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Coronavírus, Filhos e Gestação

Receita de repelente caseiro

18 de fevereiro de 2013

Confira uma receita de repelente caseiro feito a base de Cintronela, uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia, e um repelente natural de insetos.

 

Tintura: 200g da planta seca e triturada – 1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70% – 1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro – 1 frasco escuro para acondicionar – 1 funil – 1 papel filtro – pano branco e limpo para coar e etiquetar

Modo de fazer: Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular. Validade: 2 anos

 

Loção Repelente: (Ingredientes para 1 litro de loção 100%) – 150ml de glicerina líquida (15%) – 150 ml de tintura de Citronela (15%) – 350 ml de álcool de cereais (35%) – 350 ml de água mineral, destilada ou filtrada (35%)

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes em partes iguais e embalar em recipiente de cor âmbar. Passar na pele quando estiver em locais com moscas e mosquitos.

 

Repelente Caseiro Citronela Blog Unimed VTRP2

 

Sobre a Citronela

A citronela é uma planta parecida com capim, originária da Ilha de Java, na Indonésia, que possui características interessantes, mas ainda pouco aproveitadas pelo homem.

O vegetal é rico em citronelal e o geraniol, substâncias que dão a ela um odor cítrico semelhante ao do eucalipto. Devido a isso, pode-se usá-la como aromatizador e em produtos de perfumaria.

Mas não pára por aí, a citronela possui outra qualidade: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los.

Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

 

Repelente Caseiro Citronela Blog Unimed VTRP3

 

Categoria: #CuidarDeVocê