Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Coronavírus, Filhos e Gestação

Alergias, Covid-19, gripes, resfriados: entenda a diferença entre estas doenças

As doenças tem sintomas característicos e é importante atenção redobrada

27 de abril de 2020

Atualizado às 10h de 15/06/2020

O outono já está aí, e o inverno no horizonte. Por isso, além de todos os cuidados em função da da pandemia do novo coronavírus, é importante ficarmos atentos às gripes, resfriados e alergias. Mas, sabia que estas doenças tem diferenças importantes entre elas?

Preparamos este material para que você possa entender as principais características de cada uma.

Qual a diferença entre alergia e Covid-19?

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) divulgou um alerta para que a população saiba identificar estas doenças. É fundamental não confundir alergias típicas do outono com sintomas provocados pelo novo vírus.

A primeira dica é bem básica, mas muito importante: alergia, geralmente, não provoca febre.

De acordo com a Asbai, como a estação tem por característica a variação entre tempo seco e úmido, as pessoas podem sentir obstrução nasal, coceiras no nariz, ouvido e garganta, ter mais tosse, espirros, coriza e até falta de ar. E é aí que muitas dúvidas surgem, afinal, são sintomas gripais. E o que fazer nestes casos?

É fundamental seguir a principal orientação para este período: ficar em casa e entrar em contato com um serviço de saúde.

Clientes Unimed VTRP podem ligar para o Disque Coronavírus Unimed, pelo 0800 051 78 00 ou fazer uma consulta médica, em vídeo, pelo PA Virtual 24h. Neste caso, a consulta é feita pelo celular, sem precisar se deslocar a um pronto-atendimento. Basta acessar este link e seguir o passo a passo.

A comunidade em geral por entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo telefone 136.

Cuidados específicos com asma e rinite

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia lembra também que rinite e asma “são as doenças mais comuns nessa época do ano”, pois umidade ou ar seco e frio podem irritar as vias respiratórias.

Nestes casos, a orientação é importante de ser seguida à risca:

Em caso de crises de asma e rinite, procure o seu médico de família ou especialista e siga exatamente o que ele prescrever.

Em alguns casos, podem ser receitas medicamentos como anti-histamínicos com ou sem descongestionantes, broncodilatadores e corticoides. Porém, esta decisão deve ser tomada pelo seu médico! Não se automedique, pois as consequências podem ser muito sérias para a sua saúde.

Gripes, resfriados e o novo coronavírus

Estas doenças também tem sintomas em comum. Mas existem sinais característicos que nos ajudam a entender como cada uma se manifesta.

Por isso, separamos um lista com quatro dicas práticas para que você identifique os principais sintomas de cada doença e possa procurar um atendimento médico com todas a informações necessárias para o melhor tratamento:

  • Congestão nasal: é frequente em resfriados, pode ser presente em gripes, mas é mais difícil em casos do novo coronavírus;
  • Dores de cabeça: são raras em resfriados, comuns em gripes e podem até surgir em infecções pelo novo coronavírus.Febre: principal sintoma de alerta em casos do novo coronavírus e de gripe, mas raramente em resfriados.
  • Espirros: são comuns em resfriados e raros tanto em gripes quanto na Covid-19.

E se eu ou alguém da minha família apresentar algum destes sintomas? O ideal é ficar em casa, e buscar o quanto antes uma orientação à distância. as soluções digitais que citamos no início desta publicação.

Clientes Unimed VTRP podem ligar para o Disque Coronavírus Unimed, pelo 0800 940 78 00 ou fazer uma consulta médica, em vídeo, pelo PA Virtual 24h. Neste caso, a consulta é feita pelo celular, sem precisar se deslocar a um pronto-atendimento. Basta acessar este link e seguir o passo a passo.

A comunidade em geral por entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo telefone 136.

Categoria: Coronavírus