Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Previna-se contra a meningite!

07 de março de 2019

Atualizado às 16h30 de 16/05/2020

Infelizmente, a meningite meningocócica fez novas vítimas no Brasil recentemente. As notícias acenderam mais uma vez a luz de alerta para a doença no Brasil. Por isso, o Blog Unimed preparou uma publicação que te explica como é a doença, quais as formas de transmissão e como prevenir a si mesmo e também à sua família! Ah, e no fim, trazemos uma

1) Afinal, o que é Meningite?

ilustramenin Na prática, é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essas inflamações são causadas por vários agentes como vírus, bactérias e fungos. A principal bactéria causadora desta doença é a Neisseria meningitidis, ou meningococo. Os sorogrupos A,B,C,X,Y e W135 são os causadores de 95% das infecções invasivas nos seres humanos.

2) E quais são as formas de transmissão?

Na natureza, o ser humano é o único hospedeiro natural e “obrigatório” do meningococo. A transmissão desta bactérias ocorre de pessoa a pessoa mediante contato direto com secreções respiratórias, ou seja, pequenas gotas de saliva ou de secreção nasal. Fique atento! A propagação da doença é facilitada pelo contato estreito e prolongado (beijos, espirro, tosse, copos e talheres compartilhados, ambientes fechados) com uma pessoa colonizada pelo meningococo.

3) Quais são os sintomas desta doença?

A doença é mais comum na infância e os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômito, rigidez na nuca e até mesmo convulsão. Por isso, em caso de suspeita, busque logo o seu médico de confiança!

4) Como tratar a meningite?

Caso a doença seja diagnosticada, a internação hospitalar é praticamente obrigatória. O paciente infectado necessita iniciar o tratamento o quanto antes. No caso da meningite bacteriana, é fundamental ainda manter isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar os medicamentos.

5) Como me prevenir e prevenir a minha família?

Higiene pessoal, como lavagem de mãos sempre que chegar em casa, no trabalho ou ir ao banheiro, limpeza da casa e uma correta higiene dos alimentos ajudam a prevenir. A vacinação também é fundamental, para crianças, adolescentes e adultos.

6) Quais são as vacinas indicadas para se prevenir da doença?

Na rede pública e nas clínicas de vacina da região é normal encontrar dois tipos de vacinas: Vacinas

QUER SE VACINAR? CLIENTE UNIMED TEM DESCONTO!

Ah, uma dica final! Está em busca de vacina para gripe ou precisando atualizar a sua carteira de vacinação ou a do seu filho? Quem tem Unimed tem descontos especiais nas principais clínicas de vacinas da região! Acesse nosso site, e saiba como funciona o Convênio de Vacinas exclusivo para os clientes Unimed!