Ouvidoria

Você sabe como cuidar da sua bolsa de ostomia? 

Usar a bolsa de ostomia pode parecer complicado nos primeiros dias. Mas saiba que, com alguns cuidados e ajustes, você logo se sentirá mais seguro e perceberá que ela é muito importante para melhorar a sua qualidade de vida.

 

Um dos primeiros passos da nova rotina é aprender sobre a higienização da bolsinha e como manter os cuidados com o estoma. Então, para te ajudar nesse processo, ou mesmo instruir os familiares sobre o dia a dia, criamos esta página especial com orientações dos nossos especialistas.

O passo a passo

Para que você se sinta mais confortável com a bolsa de ostomia é preciso escolher o modelo que melhor se adapte às suas necessidades. Portanto, com a ajuda médica, observe qual o seu tipo de estoma (intestinal ou urológico) e siga corretamente as instruções dos profissionais especializados. 

 

Saiba como fazer a troca da bolsa no vídeo abaixo, com as orientações da enfermeira da Unimed VTRP, Angélica Hermes. Ou se você preferir, baixe a cartilha com o passo a passo completo com as “Orientações de Alta Segura”

Reajuste para contratos coletivos -30 vidas (RN 309)