Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

Os perigos ao compartilhar maquiagens (o 5º é surpreendente…)

Elencamos cinco itens que merecem cuidado redobrado antes de pensar em emprestar ou pegar emprestado

18 de novembro de 2019

Entre mulheres, trocar itens de maquiagem é muito mais comum do que deveria ser. Inclusive, hoje em dia há sites voltados à permuta de cosméticos. Entre amigas a situação é ainda mais agravante, a prática é considerada natural e vista como inofensiva. Porém, pouco se fala que muitos desses produtos são íntimos e, portanto, podem ocasionar problemas de saúde quando compartilhados, e isso vai muito além de conhecer a pessoa ou não.  

Mesmo que a pessoa não possua algum problema aparente, como uma ferida na boca ou mancha de pele, vários produtos têm contato com fluídos corporais praticamente invisíveis e que possuem bactérias, entre eles a saliva e o suor. Outro fator perigoso está relacionado à validade dos produtos – quando se compartilha itens de maquiagem nem sempre é fácil saber sobre o estado do produto. 

Preparamos esta lista, para ajudar a evitar infecções e outras doenças!

Maquiagem para os olhos

O que pode gerar?

Infecções

Por quê?

A membrana mucosa úmida do olho não possui as mesmas camadas de proteção da pele, isso facilita a transmissão de infecções, como a conjuntivite.

Lâminas para depilação

O que pode gerar?

Furúnculos, hepatite e vírus transmitido pelo sangue.

Por quê?

As lâminas podem tirar sangue ou fluídos que deixam as bactérias alojadas nas lâminas mesmo após a higienização.

Pincéis de maquiagem

O que pode gerar?

Infecção de pele

Por quê?

As cerdas dos pincéis são muito úmidas devido a produtos como a base de rosto ou ao armazenamento em ambientes mais úmidos, o que facilita a proliferação de bactérias.

Batom

O que pode gerar?

Resfriados e herpes labial.

Por quê?

A parte interna da boca já é repleta de bactérias e, para agravar, não tem a mesma camada epidérmica da parte externa, o que deixa a região mais suscetível a infecções.

Frascos em geral

O que pode gerar?

Infecção de pele

Por quê?

Ao colocar o dedo em um frasco de creme para o rosto ou base, as bactérias presentes na superfície ficam incubadas no produto. Para minimizar as chances de isso acontecer, não compartilhe esses produtos e sempre faça a aplicação com as mãos limpas. Parece inofensivo, mas o simples fato de usar o creme de uma amiga ou colega de trabalho, pode ter um resultado potencialmente perigoso para a sua saúde. Evite! Carregue consigo seu creme, e se alguém lhe pedir emprestado, compartilhe esta publicação. Informação = prevenção!