Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

Os 7 benefícios do pilates para sua saúde física e emocional

Veja como essa atividade física pode contribuir para a saúde do seu corpo e mente

19 de novembro de 2019

Você já sabe que atividade física é um dos pilares da promoção da saúde e ajuda a manter o bem-estar físico e mental, certo? O que talvez você não saiba, é que dentre os exercícios que ajudam a melhorar postura, equilíbrio e flexibilidade está o pilates. É uma técnica com praticamente um século, e que ganha cada vez mais adeptos pelo Brasil.

Preparamos um material bem bacana para que você conheça um pouco mais sobre essa prática!

Um breve histórico

O pilates é um método que reúne exercícios para flexibilidade de baixo impacto, força muscular e movimentos de resistência. O nome vem do seu criador, Joseph Pilates, um enfermeiro alemão, que na década de 1920 desenvolveu os exercícios e os primeiros aparelhos para a prática.

Importante: O pilates não é um exercício aeróbico. Trata-se de uma série de exercícios de força que ajudam a fortalecer os músculos fracos, alongar os músculos que estão encurtados e, consequentemente, ajuda a mobilidade articular.

Para que você perceba a importância dele para a saúde, criamos essa lista com os sete principais

  • Melhora a resistência e estabilidade: este benefício é importante para pessoas de qualquer idade!
  • Melhora a postura e o equilíbrio: é fundamental para quem sofre algum problema ou quer melhorar sua postura corporal.
  • Proporciona mais flexibilidade: ideal para quem trabalha muito tempo de pé ou sentado.
  • Ajuda na prevenção e tratamento de dores nas costas: já pensou em diminuir a medicação, e poder ter uma rotina mais saudável? Talvez o pilates possa ser parte da sua olução.
  • O método trabalha todo o corpo e, por isso, é um treinamento corporal completo e atua ativando o relaxamento, respiração e concentração. Ou seja, além dos benefícios para a saúde física, a prática melhora gradativamente nossa saúde emocional.
  • O alinhamento correto durante cada exercício é um ponto importante da atividade, pois é este um dos elementos do exercício que mais ajudam na melhora da postura mesmo quando não estamos em aula.
  • DICA FINAL: Os exercícios podem ser realizados em equipamentos ou no solo e, como qualquer atividade física, requer orientação profissional especializada.

E aí, gostou destas dicas? O pilates é um método que trabalha todo o corpo e, por isso, é um treinamento corporal completo e atua ativando o relaxamento, respiração e concentração. Mas, lembre: ele requer sempre orientação profissional especializada!

Um alerta

Para finalizarmos este conteúdo, um alerta final: como qualquer outro exercício físico, antes de iniciar a prática, procure orientação médica. O pilates pode não ser recomendado para gestantes ou pode precisar ser modificado nos seguintes casos:

  • Pressão arterial instável
  • Risco de coágulos sanguíneos
  • Osteoporose severa
  • Hérnia de disco

Pilates, caminhada, corrida, academia, CrossFit… Busque seu médico de referência, veja se está tudo bem com sua saúde, e faça algum exercício! Os benefícios são imediatos, e para toda a vida 😀

Categoria: Saúde Emocional