Câncer de mama: como me prevenir? Saúde do Homem e da Mulher

Diabetes gestacional: como evitar? Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Outubro Rosa: foco na saúde da mulher como um... Saúde do Homem e da Mulher

Os benefícios do iogurte natural

01 de setembro de 2019

Produzido de leite fermentado com milhões de lactobacillus, os iogurtes naturais são ricos em fibras, sendo uma fábrica de vitaminas de vital importância para nossa saúde. Eles também são grandes fontes de probióticos, ou seja, lactobacilos vivos que exercem efeito positivo no balanço da microbiota intestinal, auxiliando na regularização do intestino e na melhora da defesa do organismo.

Mas você sabia que a versão caseira é bem mais saudável que a industrializada? É isso mesmo. O iogurte feito em casa possui mais probióticos e menos aditivos químicos, conservantes e açúcar.

Em sua composição também encontramos proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e não contém glúten.

Blog Unimed_Comendo iogurte

O iogurte natural origina-se da ação de três tipos de bactérias importantes para nossa saúde: o Lactobacillus bulgaricus, que transforma o sabor doce do líquido em ácido; o Streptococcus acidophilus, que atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico; e o Streptococcus termophilus, que faz o iogurte ficar cremoso.

Essas espécies de bacilos proporcionam um reforço alimentar, além de regularizar o processo digestivo e imunizar o corpo contra as infecções. Conforme especialistas, o consumo constante em uma dieta diária poderá, no decorrer do tempo, fazer você abandonar diversos produtos industrializados e diminuir a compulsão por doces.

Blog Unimed_Iogurte caseiro

Se você nunca pensou na ideia de preparar essa delícia em casa, pois acredita que para realizar o preparo é necessário ter uma imensidão de itens, bem como executar inúmeras etapas, com a receita abaixo você poderá perceber que a característica principal é a simplicidade na hora de executar o passo a passo. Confira!

Ingredientes:

– 2 litros de leite semi desnatado (pode usar leite sem lactose ou desnatado)

– 1 potinho de iogurte integral (consistência firme) 170g aproximadamente

Blog Unimed_Iogurte Frutas

Modo de preparo: Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantém bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos, está no ponto.

Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente.

Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência, está pronto. Se você gosta mais consistente, basta você retirar o soro com uma concha e descartar. Guarde na geladeira em recipiente fechado.

Rendimento: 10 porções