Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

O que é Baby Blues e solidão pós-parto?

Psicólogo esclarece fenômeno em bate-papo do 2º Amamentar Talks da Unimed VTRP

10 de agosto de 2021

O período pós-parto, também conhecido como puerpério, é um dos momentos mais significativos para a vida das mamães. É nele que ocorrem as principais alterações psicológicas e fisiológicas responsáveis por ocasionar o Baby Blues e a solidão, fenômenos que acometem cada vez mais mulheres e que foram tema do primeiro bate-papo do Amamentar Talks

Ainda que o nascimento de um bebê seja o momento de muita alegria e celebração para as famílias, ele também pode representar um período de ressignificação para os pais. De acordo com o psicólogo da Unimed VTRP, Ezequiel Calegari, quando o casal engravida, não muda somente a cultura dentro de casa, mas também o papel que cada um exercerá.  

“Chega o bebê, mas também chega uma mãe e um pai. Nesta fase, existe uma ressignificação do seu papel quanto mundo. Ou seja, eles se perguntam ‘como que eu vou ser quanto pai, quanto mãe, sendo o referencial de uma outra pessoa?’”, destaca Calegari. 

Essa dúvida, combinada as alterações hormonais, a dedicação integral ao recém-nascido, privação do sono e as pressões sociais faz com que muitas mulheres vivenciem a sensação de solidão, tristeza e desamparo. Desta forma, a mãe passa a acreditar que não é capaz de cuidar do filho, pois não tem confiança em si mesma para tal tarefa. E assim surgem o Baby Blues e a depressão pós-parto. 

Principais características do Baby Blues 

  • Ocorre até 45 dias após o nascimento do bebê 
  • Tristeza e choro fácil 
  • Sentimento de culpa 
  • Inquietação, impaciência e irritabilidade 
  • Lapsos curtos de memória 
  • Há vínculo com o bebê 

Assista ao vídeo para saber mais essa condição:

Amamentar Talks 

O segundo Amamentar Talks ocorreu no dia 05 de agosto, com transmissão ao vivo no Youtube da Cooperativa. O evento gratuito reuniu especialistas para dar orientações e dicas práticas sobre o aleitamento materno.  

O Amamentar Talks é uma das iniciativas da Unimed VTRP em alusão ao Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, datas que visam a conscientização sobre a importância da amamentação.  

Neste ano, o tema do bate-papo online foi “Os caminhos da maternidade real” e contou com a participação de mamães e papais para relatar os verdadeiros desafios da chegada do bebê. 

Além do bate-papo sobre “Baby Blues e solidão pós-parto”, também foram debatidos os desafios da maternidade, a pega correta e apojadura, os caminhos e descaminhos da amamentação e o papel do pai na gestação.