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O coração no compasso da saúde

08 de abril de 2015

Quantas adultos estão agora no seu lado? Caso a conta some contigo pelo menos três pessoas, pense na seguinte estimativa: de cada três adultos no Brasil, um é hipertenso. Quando a população é de idosos com mais de 60 anos, essa proporção salta para 60%. As informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) podem até assustar, mas servem principalmente para um alerta para sua saúde: mude seus hábitos. E a orientação vale também para os jovens, ao contrário do que o senso comum possa sugerir. A SBH estima que 5% da população com até 18 anos tenham hipertensão. Ou seja: são 3,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros. Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial caracteriza-se pela presença de níveis elevados de pressão arterial associados a alterações no metabolismo do organismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular. Pessoas com história familiar de hipertensão podem apresentar maior risco para a doença. Pesquise se em sua família existem hipertensos. Caso faça parte deste grupo, procure orientação médica sobre como começar a prevenir a hipertensão.  

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  Monitorando em casa Saiba que medir a pressão em casa é um procedimento fácil e rápido. O esfigmomanômetro, aparelho responsável pela medição da pressão pode ser adquirido em locais especializados ou mesmo em farmácias. Para facilitar sua vida, você não precisa se deslocar até um farmácia toda vez que precisar checar sua pressão. Vale lembrar que, uma vez que a pressão se apresente alta (acima de 120/80), não quer dizer que você seja hipertenso. Para fazer a comprovação, é necessário medir várias vezes e procurar um cardiologista para ter a certeza. Para que seja realizado da melhor forma, procure um lugar tranquilo, pois você precisa ouvir seus batimentos cardíacos caso o seu aparelho não seja digital. Certifique-se de que está confortável, de bexiga vazia e descanse na cadeira por 5 ou 10 minutos. Seu braço deve ficar relaxado na altura do coração e apoie numa mesa com a palma da mão pra cima. Levante a manga da blusa e coloque o aparelho no braço. Ache sua pulsação pressionando levemente os dedos indicador e médio no centro do braço, no lado contrário do cotovelo. Se for manual, ajuste a almofada no seu braço e coloque a cabeça do estetoscópio acima da artéria do braço e siga as instruções do seu aparelho. Se for digital, coloque no pulso e aperte ligar. Pelo menos uma vez por ano leve seu aparelho ao médico para verificar se ele está medindo a pressão corretamente. Vale lembrar que é necessário procurar um médico regularmente.  

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  Ajude a sua saúde Um estilo de vida saudável é fundamental para controlar fatores ambientais que influenciam negativamente a pressão arterial. Uma alimentação rica em frutas, verduras e vegetais, evitar a ingestão excessiva de sal, combater o sedentarismo e a obesidade, evitar o álcool e o cigarro colaboram para a redução da pressão arterial e para a diminuição do risco cardiovascular. A recomendação de especialistas é reduzir a pressão arterial para valores inferiores a 140 mmHg de pressão arterial sistólica (maior valor verificado durante a aferição de pressão arterial) e 90 mmHg de pressão arterial diastólica (menor valor verificado durante a aferição de pressão arterial). Exemplo: 120×80; onde 120 refere-se à pressão arterial sistólica e 80 refere-se à pressão arterial diastólica, ambas medidas em milímetros de mercúrio (mmHg). São indicados, ainda, exercícios físicos de forma regular por cerca de 30 minutos diários melhores nosso preparo físico e controle dos fatores de riscos. Lembre-se: os exercícios aeróbicos são os melhores benefícios para o sistema cardio-vascular.   Blog Unimed_VTRP Cuidados Pressão Alta  

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