Ouvidoria   

Nutrólogo, nutricionista ou endocrinologista

03 de janeiro de 2019

 

Você saberia escolher quando ir ao nutrólogo, nutricionista ou endocrinologista? Cada um desempenha um papel importante na área da saúde. Conheça cada uma das atividades profissionais e saiba em quais situações procurar cada um deles.

     

NUTRÓLOGO

O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, a fim de auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças. O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Além disso, pode identificar possíveis erros alimentares e de hábitos de vida, auxiliando em mudanças importantes em benefício da saúde.

         

NUTRICIONISTA

O nutricionista é um profissional de saúde graduado em nutrição. Ele faz orientações nutricionais e dietéticas, além de indicar suplementações, quando necessário. Com isso, esse profissional pode auxiliar na prevenção de doenças, ajudar a promover a qualidade de vida, a segurança alimentar e contribuir para a prática da alimentação saudável. Diferente do nutrólogo e do endocrinologista, o nutricionista não é um profissional médico, por isso, não prescreve medicamentos.

       

ENDOCRINOLOGISTA

A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais. O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo. Quando necessário, o trabalho desse profissional pode ser complementado pelo trabalho do nutricionista. O endocrinologista trata, por exemplo, obesidade, excesso de pelos, distúrbios da puberdade, distúrbios da menstruação, tireoide, diabetes, colesterol, andropausa, osteoporose, colesterol, doenças da hipófise e reposição hormonal da menopausa.

Fonte: ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio de Janeiro e Conselho Federal de Nutricionistas

Categoria: #CuidarDeVocê