Ouvidoria   

Unimed VTRP reúne alunos e professores no Fórum de Sexualidade em Venâncio Aires

Profissionais da saúde trataram de questões físicas e emocionais da adolescência

24 de agosto de 2016

Evento contou com a participação de mais de 50 alunos e professores

 

Mais de 50 alunos e professores de escolas de Venâncio Aires participaram do Fórum de Sexualidade promovido quarta-feira (24/08) pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O cuidado com a saúde dos adolescentes foi o mote do evento, que ocorreu no auditório do Centro Clínico Unimed, no centro do município.
O encontro tratou desde temas mais tradicionais, como a primeira relação sexual, a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, gravidez na adolescência e a importância da confiança nos relacionamentos, até pautas mais atuais, como os perigos da exposição de fotos e vídeos na web. O conteúdo foi explanado pelas médicas Letícia Leite, Silvia Regina Dartora e Renata Jucá e pela psicóloga Daniela Graef.
O estudante Martinho Wickert, 13 anos, da Escola Professor José de Oliveira Castilhos, reviu no fórum alguns assuntos que ele já aborda em casa, com os pais. “O evento foi legal porque foi bem explicativo”, resumiu o adolescente. A professora Gladis Maria Jantsch, da Escola Zilda de Brito Pereira, agradeceu a oportunidade de poder participar do encontro. “Nos esforçamos para levar esta temática para os alunos, mas sabemos que isso ainda não é satisfatório. Então, quanto mais a Unimed puder colaborar com eventos como este, melhor. Isso é um presente para a gente.”
Durante a programação, os adolescentes participaram de jogos com adivinhação de mímicas e respostas a perguntas de temas tratados durante a programação.

 

Durante a programação, adolescentes se divertiram com jogo de mímicas

 

Programa Adolescer
O Fórum de Sexualidade faz parte do Programa Adolescer. Esta é uma iniciativa da Unimed VTRP, que existe desde 2007, para o repasse de orientações de educação sexual para adolescentes de escolas públicas e privadas.
O Fórum de Sexualidade terá mais uma edição neste ano: em outubro, em Santa Cruz do Sul. Mas os jovens interessados em esclarecer dúvidas sobre sexualidade não precisam esperar somente pelo evento, pois podem entrar em contato com o Programa Adolescer pelo hotsite www.unimedvtrp.com.br/sexualidade, no link “Fale Conosco”. Para o envio de perguntas não é necessário se identificar.

Categoria: Unimed VTRP