Ouvidoria   

Unimed VTRP promove palestra para representantes de hospitais credenciados

Encontro, realizado em Lajeado e Santa Cruz, abordou o tema “Segurança do Paciente”

24 de abril de 2012

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou, nos dias 16 e 17 de abril, respectivamente nas cidades de Lajeado e Santa Cruz do Sul, um evento organizado especialmente para os representantes dos hospitais credenciados que prestam atendimento aos clientes da Cooperativa Médica.

A palestra “A Segurança do Paciente” foi apresentada pelo psiquiatra Antônio Quinto Neto. O evento teve como objetivo promover um momento de qualificação aos prestadores de serviço da Unimed VTRP. Antônio Neto é também especialista em Administração Hospitalar e mestre em Administração. Em sua apresentação, o palestrante falou sobre a complexidade do atendimento médico-assistencial e suas características. Conforme Antônio Neto, o conceito de segurança do paciente tem como objetivos reduzir o risco de dano associado à assistência (pelo diagnóstico ou tratamento) e remover ou minimizar os perigos que aumentam esses riscos. Segundo o palestrante, é preciso reduzir toda a possibilidade de ocorrência de eventos adversos, que possam colocar em risco a vida de pacientes. Em sua conclusão, ele reforçou que a implantação da cultura da segurança do paciente nos hospitais é uma exigência técnica e um imperativo moral, que deve ser incorporado pelos profissionais que atuam na linha de frente. Ao todo, 73 participantes assistiram a apresentação.

 

Antônio Neto destacou a importância de reduzir a possibilidade de ocorrência de eventos que possam colocar em risco a vida dos pacientes

Categoria: Unimed VTRP