Ouvidoria   

Unimed VTRP promove curso sobre Cipa

Atividade é promovida pela área de Saúde Ocupacional da Cooperativa

05 de fevereiro de 2009

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promoveu, de 09 a 13 de março, em Santa Cruz do Sul, a primeira edição do curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de 2009. A iniciativa, oferecida exclusiva e gratuitamente a empresas clientes do produto Saúde Ocupacional, é composta por um calendário de treinamentos que serão ministrados em cidades da área de atuação da Cooperativa.

Com duração de 20 horas (de segunda a sexta-feira, no turno da tarde), o programa aborda diversos conteúdos indispensáveis para a atuação da CIPA dentro da empresa como seus objetivos e atribuições, mapas de risco, equipamentos de proteção individual, processo eleitoral da comissão, primeiros socorros, legislação e combate a incêndio, entre outros. Os temas são apresentados por técnicos de segurança do trabalho, advogado e enfermeira.

 

A Norma Regulamentadora nº 5 da Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/78, instituída pela Lei nº 6.514/77, exige que toda empresa ofereça o curso de Cipa a um funcionário, mesmo que, legalmente, ela não tenha a obrigação de compor a comissão interna. As próximas cidades onde o curso será ministrado são São Jerônimo, Venâncio Aires, Lajeado, Teutônia, Encantado, Taquari e Estrela. Uma nova edição acontecerá em Santa Cruz do Sul, no mês de novembro.

Participantes manusearam diferentes extintores de incêndio

Categoria: Unimed VTRP