Ouvidoria   

Unimed VTRP lança vídeo de incentivo à atividade física na infância

Bons hábitos podem combater o sobrepeso infantil, que hoje é considerado uma epidemia mundial

30 de janeiro de 2017

Para estimular a prática de atividades físicas desde a infância, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lançou esta semana, em seu canal no YouTube, o vídeo “Vamos correr?”. O personagem principal é um menino que, para se aproximar de uma menina, deixa de lado o sedentarismo e maus hábitos alimentares. Em sua essência, o vídeo mostra que grandes relações motivam as pessoas e fazem bem à saúde. 

A temática abordada é de extrema relevância nos dias de hoje, pois fatores genéticos, associados à falta de exercícios físicos e ao acesso facilitado a alimentos industrializados, estão entre as principais causas da obesidade infantil. Os índices de crianças com sobrepeso aumentaram tanto nos últimos anos, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera uma epidemia mundial. Mas mesmo com dados tão preocupantes, o pediatra cooperado da Unimed VTRP, João Paulo Weiand, explica que a conscientização de pais e filhos – para uma mudança de hábitos e cuidado com a saúde – pode melhorar muito este quadro. 

 

Combate à obesidade
“Crianças obesas têm uma grande chance de se tornarem adultos obesos. Isso se confirma com cerca de 50% daquelas que entram na puberdade acima do peso. Diante desta realidade é muito importante identificarmos o problema precocemente para que seja corrigido ou evitado”, orienta o médico. A alimentação, principalmente durante os dois primeiros anos de vida, será essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável. Pesquisas já comprovam que crianças que mamam no peito terão menores chances de serem obesas.

O sobrepeso na infância está relacionado a uma série de problemas e patologias que surgem durante os primeiros anos de vida e pioram com a vida adulta. “Crianças obesas apresentam baixa autoestima e, muitas vezes, são vítimas de bullying na escola e na sociedade. Além disso, podem apresentar quadros de diabetes, hipertensão arterial e níveis de colesterol e triglicerídeos elevados, levando ao infarto do coração”, alerta o pediatra. 

O médico lembra que a saída está na educação das crianças. Os pais devem estimular desde cedo a alimentação saudável, oferecendo um cardápio variado e nutritivo, rico em frutas e verduras. O consumo de alimentos industrializados e de fast foods não precisa ser proibido, mas deve ser limitado. Além disso, incentivar a prática diária de atividades físicas e evitar que a criança passe muito tempo diante de equipamentos eletrônicos (computador, tablet e celulares) também são práticas que auxiliam no crescimento saudável. 

 

Programa no Espaço Viver Bem
Há anos esse tema já pauta as atividades da Unimed VTRP. Desde 2012, a cooperativa médica desenvolve o Programa Saúde na Infância e Adolescência, voltado a clientes com até 17 anos de idade. Teve início com um projeto-piloto na cidade de Lajeado. No ano seguinte, estendeu-se para as demais unidades do Espaço Viver Bem: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Encantado. 

 

A iniciativa busca estimular o cultivo de hábitos de vida saudáveis, incluindo alimentação, vacinas, saúde emocional, prática de atividade física e o cuidado no manejo de doenças, por meio de atividades em grupo e individuais. As crianças e adolescentes são acompanhados por equipe multiprofissional (pediatra referência, psicóloga, nutricionista, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educador físico). Também é estimulada a participação dos pais nas atividades, promovendo a saúde na família. 

O programa é exclusivo para clientes Unimed. Informações podem ser obtidas nas unidades do Espaço Viver Bem em Lajeado (3714-7130), Encantado (3751-1972), Santa Cruz do Sul (3713-8345) e Venâncio Aires (3741-1419).

Categoria: Unimed VTRP