Ouvidoria   

Unimed VTRP incentiva a doação de sangue

Na semana do Dia Mundial da Saúde, Cooperativa sensibiliza a comunidade

07 de abril de 2010

 
Ação envolvendo atores foi realizada em sinaleira da Avenida Senador Alberto Pasqualini

Nesta terça-feira, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) surpreendeu quem passou pela sinaleira da Avenida Senador Alberto Pasqualini esquina com Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado. Ao fechar o sinal para os veículos, atores do grupo Espaço Camarim, de Santa Cruz do Sul, posicionavam-se na faixa de segurança fazendo uma encenação que incentivava a doação de sangue. Esta foi uma das ações da Cooperativa em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que será comemorado amanhã (07 de abril).

Primeiro, passava um ator maquiado e vestido de branco, caracterizando a imagem de alguém doente. Na sequência, uma dupla aparecia carregando uma faixa com a mensagem: “Deixe a vida de alguém mais colorida. Doe sangue. Doe vida”. Após a passagem da faixa, surgia uma atriz com roupas coloridas, carregando flores e sugerindo ser uma pessoa cheia de vida.

A ação chamou a atenção de motoristas e pedestres, que elogiaram a iniciativa e pediram informações. Houve até quem passou pelos atores e aplaudiu a encenação ou mostrou, cheio de orgulho, a carteirinha de doador de sangue. “Só não fui doar sangue porque não posso, por problemas de saúde. Se não, teria ido. Esse tipo de atitude é muito importante”, comentou Liane Petry, sensibilizada com a campanha.

Desde segunda-feira (dia 05) e até sexta-feira (dia 09), a Unimed VTRP está repetindo a mesma atividade em outros municípios da sua área de abrangência – vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí.

Onde doar?
Em Lajeado, no Hemovale – Banco de Sangue de Lajeado, junto ao Hospital Bruno Born.

Quem pode doar?
Todas as pessoas saudáveis com idade entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50kg. Para doar sangue é necessário não estar em jejum e obedecer a intervalos de tempo entre uma doação e outra. Para homens, dois meses, com até quatro doações ao ano. Para mulheres, três meses, com até três doações ao ano.

Saiba mais:
Informações pelo telefone (51) 3748-0442, site www.hemovale.com.br ou e-mail hemovale@hemovale.com.br.

 

 

 

Categoria: Unimed VTRP