Ouvidoria   

Unimed VTRP é uma das marcas mais lembradas da região pelo Prêmio TOP 100

Cooperativa é destaque na categoria Plano de Saúde e Assistência Familiar

21 de outubro de 2022

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) é a marca mais lembrada da região na categoria Plano de Saúde e Assistência Familiar do Prêmio TOP 100 2022. A pesquisa, realizada com 95 segmentos da economia, revelou as marcas mais lembradas e cinco personalidades empresariais do Vale do Taquari na noite desta sexta-feira, 21/10, em jantar no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. A coleta de dados considerou questionários aplicados para mais de 400 formadores de opinião selecionados a partir de 1,2 mil indicados à empresa Macrovisão, responsável pelo estudo.

Citada por mais de 86% dos entrevistados, a Unimed VTRP é destaque na premiação pela segunda vez consecutiva. Realizada pela primeira vez em 2018, o TOP 100 já havia consagrado a Cooperativa Médica da nossa região como vencedora da mesma categoria.

O levantamento abrange cidades de seis microrregiões: Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia. Em sua segunda edição, o TOP 100, considera os segmentos de setores que tenham pelo menos três concorrentes na região.

A iniciativa do Grupo A Hora é um prêmio meritório sem cobrança pelo reconhecimento. Para compilar e apresentar esse estudo de forma detalhada será lançada a revista Valores, em novembro, durante a Expovale+Construmóbil. Nessa publicação estarão os vencedores e a divulgação do evento de premiação.

De acordo com o diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, o objetivo do prêmio TOP 100 é reconhecer a força das marcas do Vale do Taquari e mostrar como elas podem se potencializar e agregar valor. “A pesquisa revela que as marcas do Vale são muito fortes. As empresas lembradas desenvolvem esses atributos na sua organização, e já estão alinhadas com o ecossistema que envolve clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral.”

Entre os avanços no comparativo com a edição de 2018, Weiss indica a pesquisa pautada com formadores de opinião. “Alcançamos um público altamente qualificado e com uma percepção aguçada do que é uma boa marca.” O projeto TOP 100 está previsto para cada dois anos. Na primeira edição mais de 600 líderes empresariais, políticos, sociais e convidados prestigiaram o evento. Por conta da pandemia, a pesquisa não foi aplicada em 2020 e agora é retomada para homenagear e reconhecer o trabalho do empreendedorismo regional.

RECONHCIMENTO PELA ESTRATÉGIA

O projeto traz o reconhecimento pela força de trabalho e da produção com valores enraizados. Essa é a percepção do consultor de empresas Fernando Röhsig. Segundo ele, o prêmio TOP 100 reconhece a ousadia dos empreendedores em saber utilizar estratégias que ajudem a impulsionar as vendas de seus produtos e serviços.

“Saber comunicar a sua marca, seja institucionalmente, seja como fator estratégico para a força de vendas é mais um patamar de reconhecimento que agrega valor aos negócios e ajuda a criar valor. É uma construção constante e isso sempre merece destaque e reconhecimento”, observa Röhsig. Ele considera esse projeto uma decisão acertada e que engrandece o trabalho de cada um.

METODOLOGIA DO ESTUDO

A pesquisa foi aplicada pela empresa Macrovisão entre os dias 13 de julho e 30 de agosto. De acordo com o responsável, Lucildo Ahlert, o trabalho iniciou a partir da análise de dados econômicos com base no Valor Adicionado Fiscal e a dinâmica do arranjo produtivo local.

“A partir desse levantamento se teve a ideia de quantos poderiam participar em cada segmento. A organização em primeiro momento se deu por quatro áreas: agropecuária, indústria, comércio e serviços e entidades sociais”, reforça Ahlert.

Após definida essa estratégia houve a seleção dos mais de 400 formadores de opinião entre os 1,2 mil indicados. “A adesão foi muito favorável e ficou evidente o orgulho que os clientes e formadores de opinião têm com as marcas do Vale do Taquari.”

Ahlert lembra que todas as respostas foram espontâneas e a quantidade de perguntas variou conforme a representatividade do setor. “A área do comércio e serviços é que mais teve questionários diante da expressão na economia regional”, observa.

TERMÔMETRO PARA MARCAS

O publicitário e diretor do estúdio Alfa, Sérgio Sant’Anna, avalia que materializar a percepção do público com relação ao mercado pelo qual é atendido funciona como um excelente termômetro para as empresas.

Na sua percepção, considerar o impacto das marcas no inconsciente coletivo deveria ser meta de todas as organizações modernas. “Sabemos que junto a qualidade do produto, monetização e entrega, o valor percebido é fator decisivo na construção do sucesso.”

Sant’Anna observa que o prêmio Top 100 revela o olhar dos formadores de opinião da região. “É a visão de pessoas que praticam uma análise mais profunda sobre quem atua no mercado. E fazem isso porque lidam dia a dia com as nuances e boas práticas de cada um dos atores desse ecossistema.”

Ainda de acordo com o publicitário, ao tomar como base os resultados da pesquisa, o Grupo A Hora e os apoiadores dessa iniciativa reconhecem as marcas não apenas mais lembradas, mas também aquelas que cumprem com maestria seus processos operacionais e estratégicos.

PUBLICAÇÃO ESPECIAL

A segunda edição da revista Valores será lançada durante a Expovale+Construmóbil, em novembro. Ela traz os detalhes da pesquisa TOP 100 e a cobertura do evento empresarial de premiação. Em 2018, a publicação indicou que 90% das marcas mais lembradas são de empreendimentos da região. A revista também trouxe a análise de líderes dos principais setores da economia.

Atributos que fazem a marca ser lembrada
Confiança
Valorização dos stakeholders
Transparência
Marketing
Envolvimento comunitário
Propósito alinhado
Qualidade

*Com informações do Jornal A Hora