Ouvidoria   

Unimed VTRP é medalhista em prêmio da Assembleia Legislativa

Distinção reconhece instituições que atuam em parceria com suas comunidades

16 de novembro de 2016

Pela 12ª vez consecutiva a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) é destaque no Prêmio de Responsabilidade Social promovido pela Assembleia Legislativa do Estado. A cooperativa está entre as 18 entidades gaúchas condecoradas com a medalha, que reconhece as instituições que atuam em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum. A premiação ocorreu na noite de quarta-feira (23/11), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

 

A distinção foi recebida pelo diretor de Desenvolvimento da cooperativa, médico Claus Dieter Dummer. Participaram ainda da cerimônia a coordenadora da área de Gestão de Sustentabilidade, Jelci Danieli, a supervisora do Centro Clínico Unimed de Charqueadas, Catiane Santos Luz e a colaboradora Patrícia Aguiar. A lista completa das organizações certificadas pode ser conferida no site http://www2.al.rs.gov.br/premios.

 

O diretor de Desenvolvimento da Unimed VTRP, Claus Dieter Dummer (ao centro), recebeu a medalha na quarta-feira à noite, em Porto Alegre

 

Ações sustentáveis e sociais

A Unimed VTRP vem, constantemente, inovando e adequando sua atuação na área socioambiental, e o prêmio da Assembleia Legislativa é um reconhecimento deste trabalho. Uma das ações adotadas pela cooperativa é o estímulo ao voluntariado entre o público interno. A prática existe desde 1998, mas foi reformulada em 2011 com a criação do Programa de Voluntariado Empresarial. Atualmente, são 172 voluntários cadastrados, o que representa cerca de 30% do quadro total de colaboradores. Destes, 62 atuaram, neste ano, no Programa Formação, que consiste na realização de oficinas em casas lares, entidades e projetos sociais. Em 2016 foram beneficiadas seis entidades de Arroio do Meio, Encantado, Lajeado e Santa Cruz do Sul.

 

Outra iniciativa, ativa desde 2007, é a oferta de coletores ecológicos para que a comunidade faça o descarte correto de resíduos como pilhas, baterias, aparelhos de celulares, medicamentos vencidos, chapas de raio-X e cartões magnéticos. Ao todo, 15 coletores, espalhados nos pontos de atendimento da cooperativa, fazem este recolhimento. Entre janeiro e outubro de 2016 foram recolhidos, em litros, 7.879 medicamentos, 2.217 pilhas e baterias, 120 cartões e 1.520 chapas de raio-X. A Unimed VTRP disponibiliza, ainda, estes mesmos coletores para entidades, escolas ou empresas que possuam algum projeto voltado à preservação ambiental.

 

Com foco na saúde física e emocional de adolescentes, a cooperativa médica também trabalha a sexualidade e o planejamento familiar, desde 2007, por meio do Programa Adolescer. Neste ano, cerca de 140 alunos, estudantes de 38 escolas nos municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires participaram dos chamados Fóruns de Sexualidade, criados para disseminar informações e potencializar a autoestima deste público.

 

Categoria: Unimed VTRP