Ouvidoria   

Unimed VTRP divulga o Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Saúde

Iniciativa permite que a comunidade, gratuitamente, dê a destinação adequada a materiais danosos ao ambiente

31 de outubro de 2007

            Os moradores dos 59 municípios da área de abrangência da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) têm mais uma oportunidade de contribuir para a preservação ambiental. A Cooperativa lançou oficialmente, em encontro com a imprensa e representantes do poder público das áreas de saúde e meio ambiente, o Projeto Integrado de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. Em Lajeado, o evento aconteceu no dia 24 de outubro e, em Santa Cruz do Sul, no dia seguinte. 
            Por meio da iniciativa, coletores foram colocados, de forma gratuita, à disposição da comunidade – distribuídos em 23 pontos de atendimento da Unimed VTRP – para o recolhimento de medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, ampolas, agulhas e seringas, pilhas e baterias. Eles estão instalados nas unidades regionais, nas Farmácias Unimed, nos Espaço Vida e nos Unifácil. Periodicamente, o material será recolhido e receberá a destinação correta.

            O diretor de Marketing da Cooperativa, médico Paulo Roberto Jucá, durante o evento, expôs o funcionamento do projeto. Além de viabilizar a coleta de material potencialmente danoso ao ambiente para a sociedade, a Unimed VTRP também implementou o projeto entre seus médicos cooperados – 210 já aderiram à proposta. Dessa forma, todo o resíduo de saúde gerado nos consultórios também será recolhido e encaminhado para locais adequados.

            Conforme Jucá, esta ação será estendida para todos os cooperados que já pertencem à Cooperativa e àqueles que vierem a fazer parte dela. “Este é um processo definitivo”, reiterou. Iniciada em setembro, a coleta nos consultórios já arrecadou 18 mil litros de resíduos. O diretor de Marketing da Unimed VTRP destacou a intenção de levar essa proposta a todas as Unimed’s do Rio Grande do Sul, beneficiando todo o Estado.

Coleta e destinação dos resíduos: a coleta do material é realizada pela empresa especializada Ecolog Serviços Ambientais. Os resíduos de consultório, medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, ampolas, agulhas e seringas são encaminhados para o aterro industrial da Pró-Ambiente, de Gravataí. A empresa é certificada pela ISO 14001, que trata do gerenciamento de riscos ambientais. Pilhas e baterias são enviadas para São Paulo para serem queimadas em fornos de alta temperatura em processo que evita a emissão de poluentes. Os produtos extraídos deste processo são reutilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmica e químicos. O diretor da empresa, Diego Dutra Leite, assegura a competência do serviço. “Não estamos transferindo o material para outra região, mas sim, resolvendo o problema”, declarou.

Onde encontrar os coletores: estruturas da Unimed de Butiá, Candelária, Charqueadas, Encantado, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, São Jerônimo, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia, Triunfo e Venâncio Aires. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 51 1166.

Paulo Jucá (esq) e Diego Leite (dir) apresentaram a proposta aos convidados

Categoria: Unimed VTRP