Ouvidoria   

Unimed VTRP chama a atenção para a importância do médico de referência

Um profissional que cuide da saúde do paciente, de forma integral e contínua, é a proposta do AIS

19 de outubro de 2016

Quando você sente uma dor no peito, sabe com qual médico deve consultar? De imediato, poderá pensar que se trata de um problema cardíaco. Mas e se esse sintoma for de um desconforto muscular, uma azia provocada por algum transtorno digestivo ou então uma infecção respiratória?

Nesta terça-feira (18/10), quando se comemora o Dia do Médico, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) chama a atenção para a importância de as pessoas terem um médico de referência, que conheça seu histórico e esteja mais bem preparado para fazer essa avaliação inicial.

Esse é o objetivo do Espaço AIS – Atenção Integral à Saúde, modelo de cuidado inovador que a Unimed VTRP trouxe para a região neste ano. Bem sucedido em países da Europa e nos Estados Unidos, e pioneiro no Rio Grande do Sul, o segredo deste conceito está no atendimento ao indivíduo de forma integral.

“O grande diferencial do AIS está na visão global que nós, médicos, temos do paciente. Além do histórico de saúde, conhecemos o ambiente que ele está inserido, sua família e seus hábitos. Isso contribui para o diagnóstico e a indicação do tratamento”, explica a médica Fernanda Paim de Andrade, que atua no AIS em Santa Cruz do Sul.

Na estrutura, localizada junto ao Espaço Viver Bem Unimed, no centro da cidade, são atendidos os clientes de uma nova modalidade de plano de saúde: o Unimed Pleno. Além do médico de referência, essa nova proposta de cuidado dispõe do atendimento de uma equipe multidisciplinar (enfermeiras, nutricionistas e psicólogas) focada na saúde preventiva e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

A ideia principal deste modelo é promover os cuidados necessários, norteados por quatro pilares em seu conceito: próximo, contínuo, personalizado e integral. O acompanhamento periódico feito por um médico resulta em uma sólida relação de confiança, o que possibilita a elaboração de um plano de cuidados personalizado, voltado às necessidades de cada pessoa.

Foram estas vantagens que fizeram o santa-cruzense Daniel Ernesto Schaack, engenheiro civil de 36 anos, a apostar no Unimed Pleno. Ele, a esposa Aneliese, e os cinco filhos do casal são atendidos no Espaço AIS. “Estamos muito satisfeitos. Quando precisamos, sabemos com quem falar. Além disso, o atendimento é rápido e próximo. Com esse modelo, realmente sinto que estão cuidando de mim e da minha família”, reforça.

Categoria: Unimed VTRP