Ouvidoria   

Unimed VTRP arrecada mais de duas mil lâmpadas para reciclagem

Material foi coletado em campanha alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

30 de junho de 2009

Comunidades de 13 municípios onde há pontos de atendimento da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) descartaram nesses locais 2.151 lâmpadas fluorescentes e incandescentes queimadas. As caixas coletoras da campanha foram disponibilizadas nas duas primeiras semanas de junho, em uma ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado dia 5).

As lâmpadas – que deveriam ser entregues inteiras – já foram recolhidas dos postos pela empresa Ecolog, de Santa Cruz do Sul, e estão armazenadas em um depósito. Se expostas no meio ambiente, as fluorescentes podem quebrar e assim liberam mercúrio, um metal altamente tóxico. Ele pode contaminar o solo, os animais, a água e provocar graves problemas de saúde aos seres humanos.

Nos próximos dias o material arrecadado será encaminhado para reciclagem em uma empresa de Minas Gerais, que fará a descontaminação das lâmpadas. Lá, elas são separadas em quatro subprodutos: vidro, sucatas metálicas, poeira fosforosa e mercúrio metálico. O vidro é destinado à indústria cerâmica ou artesanal; as sucatas metálicas, para fundição; a poeira fosforosa, à indústria de tinta, e, o mercúrio metálico, para a fabricação de novas lâmpadas ou termômetros, entre outros produtos.       

No Brasil, estima-se que apenas 3% dos 80 milhões de lâmpadas descartados anualmente recebam um destino correto.

Lâmpadas foram acondicionadas em caixas para serem transportadas a Minas Gerais

Categoria: Unimed VTRP