Ouvidoria   

Testes genéticos comercializados pela Unimed VTRP sinalizam risco de doenças antes mesmo de aparecerem sintomas

Parceria com o laboratório Qualimune concede 20% de desconto aos clientes da Cooperativa Médica

14 de junho de 2012

Clientes da Unimed VTRP recebem desconto na aquisição dos testes

Você já pensou na possibilidade de saber que doenças terá predisposição para desenvolver ao longo da vida? Com os avanços da medicina, isto já é uma realidade. Testes genéticos, que fazem um mapeamento do DNA do paciente, não só sinalizam a probabilidade de aparecimento de algumas patologias, como também são capazes de determinar o tipo de tratamento mais assertivo para cada indivíduo.
Produtos que revelam estas informações estão sendo oferecidos pelo laboratório Qualimune em parceria com a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Os testes podem ser realizados por qualquer pessoa, sem limite de idade, inclusive por recém-nascidos. Clientes da Cooperativa Médica recebem 20% de desconto em relação a particulares.

Segundo a diretora técnica do laboratório, a médica Tatiana Michelon, especialista em diagnóstico genético molecular e pós-doutora em imunopatologia, são testes de última geração, que representam o que há de melhor para a aplicação atual da medicina de precisão – também conhecida como medicina personalizada. “Essa medicina do futuro traz consigo uma mudança de paradigma na área da saúde, centrada em duas importantes questões. Primeiro: prevenir ao invés de tratar as complicações de doenças já estabelecidas. E, segundo, atender às necessidades que cada indivíduo de fato possui, deixando-se de aplicar os princípios da forma que visa ‘acertar na maioria’ dos casos”, completa a médica.

Medicina do futuro

Tatiana observa que a maioria das doenças que lotam os consultórios médicos no dia a dia é determinada por uma combinação: fatores de risco genético mais fatores de risco não-genéticos (hábitos e estilo de vida). Desta forma, testes que avaliam o DNA (informação genética) de cada indivíduo permitem conhecer com antecedência o risco de desenvolvimento de algumas doenças. Ele é imutável ao longo da vida e representa em média 30% ou mais do risco total, variando para cada doença em questão.

Assim, conhecer a suscetibilidade do indivíduo a uma determinada doença permite planejar seu acompanhamento em longo prazo e evitar fatores que agreguem risco ao longo da vida, com orientações personalizadas de prevenção. Além disso, caso seja inevitável o desenvolvimento da doença, certamente o diagnóstico será precoce e a escolha do tipo de medicação poderá ser mais precisa e eficaz desde um primeiro momento.

Saiba mais sobre os testes

Interessados devem procurar a área Comercial da Unimed VTRP ou médico já capacitado pelo Laboratório Qualimune (relação está no site www.qualimune.com.br) para fazer a solicitação do produto desejado. Por enquanto estão sendo comercializados dois: o produto Check-up Genético e o teste complementar – Hipercolesterolemia Familiar.
O teste é simples. Basta ir até o laboratório credenciado – em Santa Cruz do Sul e Porto Alegre no Qualimune, e em Lajeado no Auxiliar – para fazer a coleta de sangue (4 ml). Não é necessário jejum. Em 30 dias, o médico recebe o resultado do teste e marca consulta com cliente para fazer as recomendações necessárias, com base no que for observado no laudo.

– Produto Check-up Genético

Apresenta um relatório com dados precisos sobre as predisposições genéticas para o desenvolvimento de patologias (associadas com o avanço da idade) que hoje podem ser evitadas (se forem adotadas medidas preventivas precocemente) e tratadas (ainda em fase assintomática) para evitar complicações graves futuras. Serão observados no teste os riscos: vascular global; de desenvolver câncer de mama, de ovário ou de próstata; de desenvolver osteoporose e fraturas espontâneas e risco para estresse oxidativo e ambiental .

– Teste Complementar: Hipercolesterolemia Familiar

É um teste para as pessoas que querem identificar os riscos relacionados ao colesterol. O screening representa o diagnóstico da doença chamada Hipercolesterolemia Familiar, a qual é associada ao risco muito alto de desenvolver um evento cardiovascular maior (infarto ou acidente vascular encefálico) antes dos 65 anos de idade.

Categoria: Unimed VTRP