Ouvidoria   

Startups apresentam soluções para a Unimed VTRP durante o Pitch Day

Evento foi realizado nesta quarta quarta-feira, 26, em Lajeado, e é parte crucial do InnovatiOn, programa de inovação aberta realizado pela Cooperativa Médica

26 de junho de 2019

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) viveu um dia diferente nessa quarta-feira, 26/06. A Cooperativa Médica recebeu um público de mais de 200 pessoas em sua sede, entre autoridades, empresários, representantes do Sistema Unimed de diversas regiões do estado e empreendedores de 22 startups brasileiras. As startups apresentaram a todo este público soluções para oito desafios propostos no InnovatiOn Unimed, programa de conexão com startups lançado neste ano. A divulgação das oito que escolhidas para trabalharem com as equipes da Unimed VTRP acontecerá na primeira quinzena de julho.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DO PITCH DAY!

O pitch é o termo usado quando um empreendedor apresenta, de forma rápida, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou outras empresas. O Pitch Day do InnovatiOn Unimed contou com regras e peculiaridades. Cada startup teve 7 minutos para apresentar sua solução. A banca avaliadora, formada pelos diretores, gerentes e coordenadores da Unimed VTRP, teve mais 10 minutos para fazer perguntas buscando entender melhor ainda o tema. Por fim, a banca faz uma consideração final de 2 minutos, encerrando a análise daquela startup. Esta dinâmica iniciou às 8h30 e se encerrou somente depois das 18 horas.

Durante todo o dia, os convidados puderam fazer suas avaliações em uma ferramenta online disponibilizada pela Unimed. Foram mais de 700 contribuições. Todas elas serão catalogadas, e levadas em conta no processo de decisão das oito startups escolhidas.

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. As oito startups selecionadas no Pitch Day farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica. O Innovation tem previsão de término em novembro. Mais detalhes podem ser consultados no site do programa: https://www.innovationunimed.com.br.

EXEMPLO PARA PODER PÚBLICO E EMPRESAS DA REGIÃO

Após as apresentações, representantes da Unimed e autoridades da região avaliaram o evento. O consenso é que o InnovatiOn Unimed está fazendo história, e será um exemplo para outras instituições, para empresas e mesmo para o poder público da região em função das transparência.

– Rafael Zanatta – Secretário Municipal de Planejamento de Lajeado

“Desde que a Unimed lançou a ideia, comentei que é uma iniciativa para a cidade, para a região, porque nos fortalece como polo que está buscando alternativas fora dos mercados normais ou tradicionais. A Unimed busca resolver problemas com soluções novas, pensadas fora caixa. Temos que nos espelhar neste programa para buscar iniciativas parecidas nos nossos municípios. E que as empresas fizerem isso, venham conversar com a Unimed ou com outros empreendedores, porque o processo de inovação não pode ser algo fechado a sete chaves. Os resultados que cada empresa busca são diferentes, por isso, a colaboração traz um resultado melhor para todos”

– Cíntia Agostini, presidente do Codevat e Coordenadora Administrativa do Tecncovates

“É um marco para o Vale do Taquari em termos de inovação. O que estamos vendo aqui é o setor privado investindo em pesquisa e inovação, abrindo suas portas para um ecossistema que tem muito potencial na região. O InnovatiOn mostra que é possível fazer programas de inovação aqui na nossa região, que não é apenas no centro do país que programas tão grandes assim acontecem. No Brasil é muito comum o tradicional ‘cada um faz por si’, dentro das suas possibilidades, sem dialogar. Quando percebemos que é possível engajar o setor privado, com organizações que fazem a mediação, como a Innoscience, ou como o Tecnovates, e que isso dá um resultado muito melhor para o cliente final. Assim, é possível chegar em uma solução melhor, e é aí que está a chave da mudança do pensamento nas organizações. Estamos vendo startups com negócios consolidados, mas todas com cara e espírito jovem, utilizando tecnologia da informação para encontrar soluções na área da saúde”

– Médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP

“Estamos vivendo um momento especial na história da Humanidade. A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas. Este é um dos nossos objetivos com o InnovatiOn, um programa inovador, que nos permite conhecer novas possibilidades para cuidar cada vez melhor da vida das pessoas”

– Rosilene Knebel, gerente de Operações da Unimed VTRP

“O InnovatiOn é um passo decisivo em nossa busca por soluções modernas que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde dos nossos clientes. Inteligência Artificial, Big Data, Machinne Learning e Internet das Coisas, que há algum tempo pareciam muito distantes de nossas realidades, hoje fazem parte do dia a dia. E é em busca destas possibilidades que o InnovatiOn foi criado”

AS 22 STARTUPS QUE APRESENTARAM SUAS SOLUÇÕES PARA A UNIMED VTRP

Desafio: Gamificação da saúde

– RadarFit: aplicativo com game online para clientes da Unimed VTRP terem uma plataforma de mudança de hábitos (app).

– Intellpro Inteligent Products/Gomovvn: plataforma digital que possibilite incentivar e recompensar boas práticas e atividade física (app).

– Wellbe: Wellbe App, que monitora os hábitos de saúde + Wellbe Analytics, programa que integra dados de saúde com a o Wellbe App, sistemas de saúde ocupacional, e sistemas de ponto das empresas e permite mensurar estes dados com indicadores criados pela Unimed VTRP (aplicativo + programa).

– Ignilife Brasil: plataforma de coaching especializada em engajamento e gestão populacional com ecossistema gamificado (app).

Desafio: Gestão da inadimplência

– QueroQuitar: plataforma de negociação online que empodera o consumidor a ser o agente de negociação; marketplace neutro que protege a empresa da necessidade de cobrar o cliente.

– Revict: sistema de gestão de clientes devedores que entende e aprende com os clientes e mostra onde a cobrança está sendo ineficiente e pode melhorar.

– Dunning: plataforma web conectada ao ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa) que utiliza o histórico de pagamento dos beneficiários para calcular o perfil de solvência de cada indivíduo e, após processos de machinne learning, define uma régua personalizada, mostrando qual o melhor meio de chegar a pessoa (e-mail, SMS ou URA) e ainda qual o melhor horário para isso.

Desafio: Gerenciamento da saúde a distância

– Sensemed Health IoT: não compareceu.

– Kidopi: com o programa CleverCare permite a gestão de saúde populacional em planos de cuidados personalizáveis e escaláveis com o uso da inteligência artificial. Interage com réguas de cuidado personalizadas por SMS, Whatsapp ou Telegram.

– Cuco Health: oferece um cuidado digital para pacientes com foco na adesão medicamentosa. Conta com o aplicativo Cuco, que auxilia médicos e multiprofissionais acompanharem em tempo real a situação do cliente. Aplicativo permite entregar conteúdos personalizados, para cada tipo de paciente, que será definido pela Unimed VTRP

Desafio: Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos

– Scaffold Education: plataforma de gestão de aprendizagem, pode ser usada com celulares e desktops. Conta com avaliações personalizadas, que mostram o quanto cada pessoa já aprendeu, onde estão as necessidades e onde precisa de mais apoio.

– Apecatus: plataforma digital hospedada em nuvem que permite criar parâmetros configuráveis com diferentes grupos de pessoas. É desenhada para otimizar a gestão estratégica de pessoas no seu ecossistema e para desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua.

– BringUP: plataforma para micro treinamentos e gamificação, que agiliza o processo de treinamento, engaja os cooperados e colaboradores e diminuiu os custos operacionais. Preparada para que os atuais treinamentos atuais possam ser adaptados ao microlearning, de forma simples por um portal administrativo.

Desafio: Telemedicina para acesso a consultas

– Brasil Telemedicina: oferece diversos produtos. Entre eles, destaque para: Laudo24hs (oferece exames como ECG, EEG, radiologia, TC, RM, mamografia, holter, mapa e campimetria) à distância, laudados e analisados; Médico24hs (acesso a especialistas para orientações e monitoramento de pacientes à distância) e Monitorização24hs (monitorização à distância)

– L2D TelemedicineNetwork: tele-orientação (orientação pré-hospitalar), telehomecare (suporte para cuidados e autocuidado), teleagendamento (gerenciamento de pacientes crônicos) e teleconsultoria ocupacional (soluções para medicina ocupacional).

– Conexa Saúde: oferece mais de 20 possibilidades disponíveis para segunda opinião médica; plataforma pode ter a marca Unimed.

Desafio: Análises preditivas de contratos

– Adianti Solutions: recebe as bases de informações que a Unimed VTRP tem e transforma os dados por meio de análises estatísticas e matemáticas e cria dashboards (paineis) com parametrizações definidas com as equipes da Unimed VTRP. Já trabalha com

– Indeorum: já realiza projeto piloto com a Unimed Pelotas, com ferramenta que gera dashboard de inteligência financeira e epidemiológica e oferece solução personalizada, com base no trabalho já desenvolvido.

– Hupdata: oferece ferramenta que pega as informações disponíveis, processa com algoritmo próprio de Machine Learning que permite a predição dos eventos de interesse (parâmetros definidos pela Unimed VTRP).

Desafio: Gerenciamento da saúde – Acesso com a população envelhecida

– Cori Saúde: oferece ferramenta que gerencia o cuidado, incluindo agendas e medicações. As informações são inseridas na ferramenta por meio de formulários, e são compartilhadas com cuidadores e familiares do paciente. Utiliza inteligência artificial para processar informações e criar alertas de risco com objetivo de minimizar as chances de internações.

Desafio: Plataforma para venda multicanais

– Localcard: plataforma de serviços que tem como objetivo principal incentivar o comércio local através de uma rede de comércio com cartões virtuais. Oferece descontos e vantagens e auxilia em toda a operacionalização deste atividade. Unimed VTRP pode ser remunerada pela formação da rede.

– Planium: plataforma que permite a operadora criar uma loja na internet para venda online de planos de saúde. Transforma a jornada de aquisição desde a simulação de preços até a entrega do kit digital de boas-vindas. Realiza a venda de 99% dos contratos da Intermédica. Atende 40 operadoras de planos de saúde do Brasil.

– N2N Virtual: constrói marketplace (shopping virtual) para a Unimed comercializar produtos e serviços próprios ou de parceiros, como planos ou mesmo consultas avulsas. Não trabalha com operadoras de saúde.

O que é o InnovatiOn Unimed?

O principal objetivo é melhorar a saúde das pessoas da nossa região. Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. A campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, a Unimed VTRP também está buscando mudar hábitos dentro do ambiente corporativo. Assim, o InnovatiOn é um programa que lançou oito desafios para o mercado, e agora, as melhores soluções serão avaliadas presencialmente.

O que é um pitch?

É um termo usado nos ecossistemas de startups. É o momento que empreendedor tem para apresentar, de maneira ágil e sucinta, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou até mesmo outras empresas.

Categoria: InnovatiOn