Ouvidoria   

Responsabilidade Ambiental: Unimed VTRP incentiva o descarte consciente

Cooperativa promoveu ação durante mostra ambiental em Santa Cruz do Sul

13 de junho de 2011

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) participou, na última sexta-feira, dia 10, da 2ª Mostra Municipal de Responsabilidade Ambiental, em Santa Cruz do Sul. A atividade, alusiva à Semana do Meio Ambiente, foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Santa Cruz do Sul, na Praça Getúlio Vargas.

A Cooperativa Médica, em parceria com a empresa santa-cruzense Ecolog, recolheu pilhas, baterias e aparelhos celulares velhos, remédios vencidos e cartões magnéticos sem uso. Durante a atividade, 137 pessoas descartaram materiais na coletora e ganharam como brinde almofadas feitas com material reaproveitado – lonas de banners.

Assim que souberam da ação, os estudantes da Escola Nossa Senhora de Fátima, do bairro Margarida, de Santa Cruz do Sul, Henrique Bender e Kevin de Vargas, de 11 anos, e Gabriel Ferreira, de 12, levaram pilhas velhas até a caixa coletora. “Assim, o nosso planeta vai durar mais”, argumentou Kevin. Cada um deles levou uma almofada reciclada para casa.

A professora Márcia Rabuske, do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, representou a escola na Mostra com o Grupo S.O.S Ambiental, formado por alunos. Márcia, que é professora de Matemática e sabe da importância da sustentabilidade, também aproveitou o evento para descartar remédios vencidos na coletora da Unimed. Ela elogiou a iniciativa: “Foi uma sacada inteligente presentear com um almofada de material reaproveitado quem promove a preservação ambiental”, disse a professora.

Coleta de materiais é permanente

A Unimed VTRP promove de forma permanente o descarte de materiais como pilhas, celulares e baterias velhos, cartões magnéticos e remédios vencidos. Os materiais podem ser descartados em 25 coletores:
– Nos 13 escritórios regionais da Unimed VTRP
– No Núcleo de Atendimento Unimed, em Lajeado, junto ao Hospital Bruno Born
– No Centro Clínico Unimed, em Charqueadas
– Nas quatro unidades do Espaço Vida (Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado e Venâncio Aires)
– Nas duas farmácias Unimed (Lajeado e Santa Cruz do Sul)
– No SOS Unimed, em Lajeado
– Nas duas estruturas do Unifácil (Estrela e Santa Cruz do Sul)
– Há um coletor itinerante utilizado em eventos.


Estudantes do ensino fundamental descartaram pilhas e ganharam almofadas ecológicas da Unimed

Professora que participou da mostra ambiental elogiou iniciativa da Unimed e também descartou materiais

Categoria: Unimed VTRP