Ouvidoria   

Remédios tratam doenças. Médicos cuidam de gente.

16 de outubro de 2012

 

 

O americano Hunter Adams é considerado um dos pioneiros na ideia de que médicos devem tratar as pessoas, e não apenas as doenças. O médico-palhaço (apelidado Patch Adams) defende que é possível ajudar a manter a saúde através da alegria, do riso e da gentileza. Sua especialidade é animar pacientes com brincadeiras na busca de reduzir o sofrimento deles. A sua trajetória inspirou o surgimento de vários grupos doutores da alegria, espalhados pelo mundo. Um exemplo está na Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo: são os Doutores P – Multiplicadores da Alegria. A atividade suscita sorrisos e registra excelentes resultados, sempre em prol da recuperação.

Patch Adams é autor de livros em que destaca: sentimentos como humor, compaixão, alegria e esperança são fundamentais no tratamento de pacientes. A Medicina, segundo Patch Adams, envolve muito mais que o puro conhecimento científico. Nas suas próprias palavras, um bom médico é aquele que sabe cultivar a relação com o paciente por meio da troca de experiências, amizade, humor, confiança. Se existe desconfiança de um dos lados, essa relação vai por água abaixo. Assim, a orientação é identificar um médico de confiança e cultivar esse vínculo durante a vida, dentro de uma perspectiva de parceria e cumplicidade mútua. É importante ter um médico que já conheça o histórico de doenças e as medicações usadas pelo paciente, para que se faça um diagnóstico e um tratamento mais adequado. O médico de confiança tem o papel de coordenar as solicitações e prescrições dos médicos especialistas. Ele será o responsável pelo acompanhamento da saúde do paciente, sendo sua referência para tratar a maioria dos problemas e, se necessário, encaminhá-lo a um especialista. Ao atuar preventivamente, esse médico de referência terá condições de oferecer mais qualidade no atendimento. Afinal, a prioridade deve ser a manutenção da saúde e não simplesmente o tratamento de uma doença. Ao fazer o acompanhamento de rotina, a pessoa garante a revisão periódica da sua saúde por meio de exame clínico, aconselhamento médico, realização de exames adequados ao seu perfil de risco, considerando seu histórico familiar, hábitos de vida, histórico de saúde e exames anteriores.

O ser humano é a matéria-prima de todo o trabalho realizado pela Unimed VTRP, nas suas mais de quatro décadas de atividades em prol da promoção da saúde e da qualidade de vida. Por isso, os preceitos de Responsabilidade Socioambiental são pilares da Cooperativa Médica e estão incorporados nas suas diretrizes estatutárias, na sua missão e nas suas metas de gestão. Aliando as práticas socioambientais a sua política de excelência, a Unimed VTRP visa ser muito mais do que um plano de saúde, tornando-se uma verdadeira parceira da população. Temos consciência de que as grandes mudanças começam em nós mesmos, nas nossas casas, nos locais em que trabalhamos e na comunidade ao nosso redor. Nesse contexto, nada melhor do que se integrar aos que estão próximos e já fazem parte de nossas vidas para ampliar o alcance de nossos braços e mãos solidárias. Acredite! É possível tornar o mundo ainda melhor!

Por tantos motivos, a Unimed VTRP lembra de forma especial a passagem do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Preste você também a homenagem ao seu médico de confiança para estreitar – ainda mais – esse vínculo pela sua vida e a vida de quem você ama.

Categoria: Unimed VTRP