Ouvidoria   

Recordações, inovações e emoções marcam visita à Unimed VTRP

Ao lado do vice-presidente Jorge Martines, May apresentou uma radiografia do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS

02 de dezembro de 2021

O projeto “50 Anos na Estrada, rumo ao Futuro”, em comemoração ao cinquentenário da Unimed Federação/RS, chegou no dia 1º/12 à Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). Mais do que uma reunião de trabalho, marcada pelo compartilhamento de informações, estratégias e ações, as atividades representaram um feliz reencontro com a história – permitindo, a partir de uma releitura das bases cooperativistas alinhadas aos desafios e oportunidades do mercado, importante olhar para o hoje e o amanhã do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS.

O caráter especial da visita pôde ser percebido logo na primeira parte do roteiro, na terça-feira, 30, quando o presidente da Unimed/RS, Nilson Luiz May, foi recebido pelo presidente da VTRP, Neori Gusson, no escritório em Santa Cruz do Sul. Em sua terra natal, May teve a oportunidade de resgatar lembranças que ficaram ainda mais fortes no dia seguinte, quarta-feira, 1, quando o principal líder do cooperativismo de saúde do Estado participou, em Lajeado, da reunião da diretoria local.

Ao lado do vice-presidente Jorge Martines, May apresentou uma radiografia do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, além de visitar as estruturas da inovadora Singular, conhecendo in loco espaços como o Coworking, local de trabalho habitual e comum para superintendentes e diretores, aberto a colaboradores; e o Vibee, identificado como o Hub de inovação da VTRP, consolidado durante a pandemia com o propósito de criar novas soluções, bem como se relacionar com o mercado.

50 anos que se cruzam

Responsável por coordenar, em 11 de dezembro de 1971, a assembleia de fundação da Altomed, hoje Unimed Vales Taquari e Rio Pardo, Nilson Luiz May foi citado pelo vice-presidente Evandro Reis como uma liderança que ‘transforma ideias em ações’ – mote que, até o presente, inspira a VTRP, que comemora este mês seus 50 anos.
Um momento de grande emoção foi o depoimento do médico e amigo Hélio Mallmann, que iniciou suas atividades com o apoio e no consultório de May, há 30 anos. “Nilson Luiz May foi meu segundo pai. É como um ídolo, que me ensinou valores para a vida”, sustentou, emocionado.

Já o atual coordenador regional de Área 1 e ex-presidente da VTRP, Aldo Pricladnitzki (hoje diretor de Mercado), entregou a May uma fotografia histórica enviada por seu amigo, resgatando uma das tantas passagens do médico que fez sua carreira médica em Lajeado, onde foi chefe do Inamps, vereador e jogador de futebol.

May agradeceu a recepção e parabenizou a Singular pelos resultados, que a colocam entre as principais Unimeds do Brasil, conforme diferentes critérios. “Um dos segredos do sucesso da VTRP é a unidade e a capacidade de preparar seus quadros, algo que é preservado há cinco décadas’, observou.

Também participaram das atividades os diretores da VTRP Cynthia Caetano, Daniel Pandolfi, Aline Mathias e Claus Dummer; superintendentes Rosilene Knebel, Fábio Loreto, Darlei Lima Fernanda Duarte e Luiz Carlos Silva Júnior, e a coordenadora médica de Atenção à Saúde e também infectologista da Federação, Cristiane Pimentel Hernandes.

Saiba mais

A Unimed VTRP tem 750 médicos cooperados, atendendo mais de 235 mil clientes em 50 especialidades, por meio de 250 laboratórios parceiros e 30 hospitais. Abrange uma área de 59 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e da região do Jacuí. Com sede em Lajeado, possui escritórios regionais em Charqueadas, Encantado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires.

Na estrada

O projeto da Federação ’50 anos na Estrada, rumo ao futuro’, iniciado em outubro deste ano, percorrerá as 27 Filiais do Estado, além dos demais braços do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS: Uniair, Central de Serviços, Unicoopmed, Instituto Unimed/RS e Casa da Memória.

Protocolos sanitários

Para garantir a segurança da comitiva da Federação e das diretorias locais, foi elaborado um protocolo sanitário específico, obedecendo aos Decretos e Portarias Estaduais vigentes para prevenção da Covid-19.

Confira fotos da Caravana na Unimed VTRP

Caravana 50 anos Federação Unimed/RS - Unimed VTRP