Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” palestra em Lajeado

No dia 1º de outubro, Tião Santos participará do Workshop de Sustentabilidade

05 de setembro de 2014

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em parceria com o Projeto Meio Ambiente na Escola – jornal O Informativo do Vale, promoverá no dia 1º de outubro o Workshop de Sustentabilidade. Um dos destaques da programação será a palestra “Onde existia fim, eu vi um começo”, com Sebastião Carlos dos Santos, mais conhecido como Tião Santos. O carioca de 35 anos, ex-catador de lixo, ganhou projeção internacional após protagonizar o filme “Lixo Extraordinário”, produzido pelo artista plástico Vik Muniz e indicado ao Oscar, em 2011, na categoria de melhor documentário.

O workshop, com o tema “Cultivar valores e reciclar ideias”, ocorrerá no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), das 13h30min às 17h30min. Além da palestra, está prevista uma mesa redonda com empresas e entidades locais, para que compartilhem cases de sustentabilidade: Unimed VTRP, Faros, Dália Alimentos, Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Ministério Público.

Segundo a coordenadora da área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelcí Southier, a intenção do evento é propor uma discussão sobre o tema sustentabilidade, com os públicos de relacionamento e parceiros da Cooperativa. “Estamos vivenciando um momento em que os aspectos social, ambiental e econômico necessitam ser olhados de forma diferente. É responsabilidade de todos pensar em ações que possam prover mudanças, se quisermos garantir que as gerações futuras tenham suas demandas supridas”, explica a gestora.
As inscrições para o workshop são limitadas e gratuitas. Podem ser efetuadas até o dia 24, pelo e-mail responsabilidadesocial@unimedvtrp.com.br. O evento conta com o patrocínio de Uniodonto, Sicredi e Unicred.

Saiba mais sobre Tião

Tião Santos preside a Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, que é um dos maiores aterros sanitários do mundo e fica na periferia do Rio de Janeiro. Ele também é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação dos Lixões no Brasil e na América Latina – apoiado pela Fundação Clinton. Desde a repercussão mundial do documentário “Lixo Extraordinário” – que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz dentro do aterro, transformando lixo em arte – Tião tem contado sua história, e a dos catadores, em vários estados brasileiros e no exterior, através de palestras em escolas, universidades e empresas.

Programação do workshop

13h30min – Credenciamento
13h45min – Abertura
14h – Palestra com Tião Santos: “Onde existia fim, eu vi um começo”
15h30min – Coffee break
15h45min – Mesa redonda com cases de empresas e entidades locais sobre sustentabilidade: Unimed VTRP; Faros; Dália Alimentos; Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Ministério Público
17h15min – Encerramento: apresentação do Grupo de Teatro ZipZap, formado por colaboradores da Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP