Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” palestra em Lajeado

No dia 1º de outubro, Tião Santos participará do Workshop de Sustentabilidade

05 de setembro de 2014

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), em parceria com o Projeto Meio Ambiente na Escola – jornal O Informativo do Vale, promoverá no dia 1º de outubro o Workshop de Sustentabilidade. Um dos destaques da programação será a palestra “Onde existia fim, eu vi um começo”, com Sebastião Carlos dos Santos, mais conhecido como Tião Santos. O carioca de 35 anos, ex-catador de lixo, ganhou projeção internacional após protagonizar o filme “Lixo Extraordinário”, produzido pelo artista plástico Vik Muniz e indicado ao Oscar, em 2011, na categoria de melhor documentário.

O workshop, com o tema “Cultivar valores e reciclar ideias”, ocorrerá no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), das 13h30min às 17h30min. Além da palestra, está prevista uma mesa redonda com empresas e entidades locais, para que compartilhem cases de sustentabilidade: Unimed VTRP, Faros, Dália Alimentos, Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Ministério Público.

Segundo a coordenadora da área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Jelcí Southier, a intenção do evento é propor uma discussão sobre o tema sustentabilidade, com os públicos de relacionamento e parceiros da Cooperativa. “Estamos vivenciando um momento em que os aspectos social, ambiental e econômico necessitam ser olhados de forma diferente. É responsabilidade de todos pensar em ações que possam prover mudanças, se quisermos garantir que as gerações futuras tenham suas demandas supridas”, explica a gestora.
As inscrições para o workshop são limitadas e gratuitas. Podem ser efetuadas até o dia 24, pelo e-mail responsabilidadesocial@unimedvtrp.com.br. O evento conta com o patrocínio de Uniodonto, Sicredi e Unicred.

Saiba mais sobre Tião

Tião Santos preside a Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, que é um dos maiores aterros sanitários do mundo e fica na periferia do Rio de Janeiro. Ele também é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação dos Lixões no Brasil e na América Latina – apoiado pela Fundação Clinton. Desde a repercussão mundial do documentário “Lixo Extraordinário” – que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz dentro do aterro, transformando lixo em arte – Tião tem contado sua história, e a dos catadores, em vários estados brasileiros e no exterior, através de palestras em escolas, universidades e empresas.

Programação do workshop

13h30min – Credenciamento
13h45min – Abertura
14h – Palestra com Tião Santos: “Onde existia fim, eu vi um começo”
15h30min – Coffee break
15h45min – Mesa redonda com cases de empresas e entidades locais sobre sustentabilidade: Unimed VTRP; Faros; Dália Alimentos; Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Ministério Público
17h15min – Encerramento: apresentação do Grupo de Teatro ZipZap, formado por colaboradores da Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP