Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Programa de conexão com startups está com inscrições abertas

InnovatiOn Unimed busca soluções para oito desafios da área da saúde

28 de janeiro de 2020

Oito novos desafios da área da saúde foram lançados para a segunda edição do InnovatiOn Unimed. O programa, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) com a estruturação da Innoscience, busca soluções de problemas a partir de uma aproximação com startups de todo o Brasil. A iniciativa visa a melhoria do serviço prestado pela operadora de planos de saúde e promove uma aproximação com soluções inovadoras testadas no país.

Já na primeira edição, que aconteceu em 2019, o InnovatiOn Unimed contou com a inscrição de mais de 170 startups, de diversos estados brasileiros. Destas, 23 apresentaram suas ideias no Pitch Day e oito finalizaram o programa de conexão com a execução dos pilotos dos desafios, que durou três meses. Entre as participantes esteve a Scaffold Education, de São Paulo.

“Nos primeiros momentos já conseguimos construir uma relação de confiança e de transparência com as equipes. O trajeto todo foi sensacional, desde o primeiro momento até a conclusão do piloto”, conta o Head of Customer Success da startup, Ivaldo Trentin, ao destacar a dedicação das equipes envolvidas.

Essa rapidez e alinhamento com o conceito de inovação também surpreendeu Dante Nolasco, CTO (Diretor de Tecnologia) da Cori Saúde, de Minas Gerais.

“Decidimos nos inscrever logo que vimos que uma operadora tão grande abriu as portas para a inovação. O mercado de saúde é tradicional e normalmente temos dificuldade de acessá-lo, principalmente por sermos uma startup de validação de produto. Com o InnovatiOn conseguimos não só validar nosso produto, como encontramos um ambiente, em um meio tradicional, completamente aberto à inovação. Percebemos que todos que estavam trabalhando com a gente estavam muito alinhados no conceito de inovação. Isso nos surpreendeu muito”, afirma.

Às startups que estão em dúvidas sobre a inscrição, Trentin incentiva: “Eu tenho certeza que vocês vão ser muito bem recebidos, a organização é sensacional e as pessoas estão focadas em lhes auxiliar. Vocês terão todas as ferramentas para desempenhar o melhor papel da sua startup”, salienta. Nolasco complementa “Uma dica para as startups é que entendam as necessidades da operadora e, internamente, em quais processos podem atuar. Além disso, levem o período de teste muito a sério, pois é quando vocês podem aprender sobre o seu produto e criar um relacionamento para, eventualmente, expandir o piloto para mais usuários”, conta.

VÍDEO: Startups participantes da 1ª edição do InnovatiOn Unimed contam como foi a experiência

O que é o InnovatiOn Unimed?

Criado para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos produtos e serviços, o InnovatiOn Unimed é realizado em Lajeado (RS), distante 115 quilômetros de Porto Alegre. Para fomentar a maior diversidade possível de inscritos, a Unimed VTRP oferece apoio e suporte às startups participantes.

“Nosso objetivo é fomentar o ecossistema de empreendedorismo local, trazendo eventos que possam impactar positivamente a região. Estamos nos permitindo experimentar novos processos e tecnologias, e isso proporciona um maior dinamismo em nosso negócio”, explica a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

Depois da etapa de inscrições, que se encerra dia 15 de fevereiro, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam um bom potencial de soluções aos desafios propostos. As selecionadas participam do Pitch Day, no dia 4 de março, na sede da Cooperativa em Lajeado, em que os empreendedores selecionados apresentarão seus projetos para uma banca formada pela gestão da Unimed VTRP e por referências em inovação nos vales do Taquari e Rio Pardo.

Os finalistas terão a oportunidade de participar da semana de imersão com equipes da Unimed VTRP, conhecendo a fundo os desafios, e iniciando o desenvolvolvimento das soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica.

Confira os 8 desafios lançados na 2ª edição do InnovatiOn Unimed:

  • Autorização de atendimento e procedimentos
  • Vida médica do cliente
  • Monitoramento da população 60+
  • Medicina Preditiva
  • Novos modelos de acesso à saúde
  • Disponibilidade de agenda do cliente
  • Auditoria de contas hospitalares
  • Exames complementares para diagnóstico

Inscrições abertas

Podem participar do InnovatiOn Unimed empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. O período para inscrições encerra dia 15/02.

Mais informações podem ser conferidas no site: www.innovationunimed.com.br.

Momento para tirar-dúvidas

Na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, às 18h30min, a Unimed VTRP estará no Healthplus Innovation Center, localizado no Tecnopuc, em Porto Alegre. Na ocasião, representantes da Cooperativa apresentarão o InnovatiOn Unimed e irão tirar dúvidas sobre os oito desafios propostos na 2ª edição do evento. Para participar deste momento são gratuitas e podem ser feitas em: http://bit.ly/2O4tdtp .

Conheça a Inoscience

Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados com a inovação. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa InnovatiOn da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.