Coronavírus: sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para 0800 940 78 00. Clique aqui e saiba mais.

×

VÍDEO: Startups participantes da 1ª edição do... Unimed VTRP

Unimed VTRP comemora resultados do InnovatiOn e... Unimed VTRP

Conheça o Unimed Fone, o serviço de... Unimed VTRP

Profissionais e estudantes discutem a obesidade em simpósio da Unimed VTRP

Doença pode desencadear problemas como hipertensão e diabetes

27 de junho de 2012

Palestras ocorreram na Univates, em Lajeado

Não acredite em milagres. Hábitos de vida saudáveis, com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, são as melhores armas no combate à obesidade. A afirmação foi do médico Rogério Friedman, professor associado do Departamento de Medicina Interna da UFRGS e Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na palestra de abertura do III Simpósio de Medicina da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O evento reuniu cerca de 80 profissionais e estudantes da área da saúde no auditório do prédio 11 da Univates, em Lajeado, nos dias 03 e 04 de agosto.

Abordando a temática “Obesidade – doença de impacto sistêmico”, Friedman destacou que ela pode desencadear uma série de problemas clínicos, como apneia do sono, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes e câncer de mama e endométrio. Também mencionou que casos de infarto do miocárdio são raros em mulheres, mas que a incidência aumenta bastante naquelas muito acima do peso ideal.

O evento contou com mais três palestras. “Cirurgia bariátrica: avaliação pré-operatória e seguimento pós-operatório” foi o assunto abordado pela endocrinologista Jacqueline Rizzolli, do Serviço de Endocrinologia e do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS. Já o tema “O dia-a-dia dos médicos frente ao paciente obeso” ficou a cargo da psiquiatra Karin Daniele Mombach, também integrante do Centro de Obesidade da PUCRS. Por fim, “Tratamento dietético do obeso clínico, obeso cirúrgico e pós-operatório” foi o título da explanação da nutricionista Cleidi Giovanella, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Bruno Born e professora da Univates.

Este foi o terceiro ano consecutivo que a Unimed VTRP realizou a programação. Segundo a médica promotora da saúde no Espaço Vida Unimed, Silvia Dartora, a Cooperativa tem por objetivo capacitar não só os médicos cooperados, mas também outros profissionais e estudantes da área da saúde na região. Cada edição apresenta uma temática diferente, que seja de relevância para a medicina.

Categoria: Unimed VTRP