Ouvidoria   

Morre, aos 94 anos, o Dr. Günter Fleischhut, primeiro presidente da Unimed VTRP

Ele foi um dos fundadores da Cooperativa, diretor técnico do Hospital Bruno Born e trabalhou por quase 50 anos em Lajeado

10 de julho de 2021

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e a região se despedem neste sábado, 10/07, de um dos mais importantes médicos das últimas cinco décadas de história. Faleceu às 2h34 da madrugada de hoje Günter Gauby Fleischhut. Günter foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Altomed (Cooperativa de Prestação de Serviços Médicos e Hospitalares do Alto Taquari Ltda.), que precedeu a criação da Unimed VTRP. Foi ele quem trouxe para a região a ideia de formar uma cooperativa que pudesse organizar o trabalho médico local e levar cuidado às pessoas daqui. 

Doutor Günter, como era carinhosamente conhecido pelas centenas de pacientes, é da época em que o número de médicos em Lajeado mal enchia uma mão e a profissão tinha uma notória peculiaridade: atendia praticamente tudo, desde exames clínicos, cirurgia, ginecologia e até partos.  

Em sua última entrevista, concedida há algumas semanas para um projeto especial em comemoração de 50 anos da Unimed VTRP, ele lembrou de como foi o início de tudo. “Me formei em 1955 e depois fui trabalhar na Alemanha por 1 ano a meio. De lá, trouxe a ideia de fundar uma cooperativa. Descobrimos que havia este movimento em Santos, e nos unimos a ele. Assim começou o movimento das Unimeds no estado. Uma das primeiras Cooperativas foi fundada aqui. Fomos pioneiros”, lembrou, com orgulho. 

Internado desde o dia 5, Günter deixa um legado importante para a região, como lembra o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson.

“Agregamos à história da cooperativa o gigantesco legado pessoal e social deixado pelo Dr. Günter. Hoje queremos expressar nossa profunda e eterna gratidão pela sua existência em nossa vida cooperativa e profissional médica. A morte sempre é um momento difícil. Contudo todos sabemos que ela é inerente ao ciclo da vida para todos nós. Ela é uma despedida definitiva para surgir a história e o legado. Ficamos tristes pela saudades que deixa e profunda gratidão por este legado de 94 anos”, afirma.

Ex-presidente e atual Diretor de Mercado da Cooperativa, o médico Dr. Aldo Pricladnitzki lembra que dividiu momentos históricos com o Dr. Günter, inclusive recentemente.

“Foi um ser humano fantástico, sempre pronto para uma palavra, um conselho, uma troca de ideias. Ele deixa um imenso legado de responsabilidade, de criatividade, de ousadia e de inovação. Na última conversa que tivemos, há cerca de 1 mês, em sua última visita à sede da Cooperativa, lembramos do início, da ideia que ele trouxe para a região, de criar a Cooperativa. Ele foi um exemplo de cooperativismo”, salienta Pricladnitzki.

Günter Fleischhut era médico cardiologista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele exerceu a medicina diariamente por 58 anos até aposentar-se, em março de 2013, aos 86 anos. Ele era filho de um dos fundadores e primeiro diretor do Hospital Bruno Born, Roberto Fleischhut. 

Por mais de dez anos ele foi Diretor Técnico do HBB sendo também o fundador do pronto-socorro do hospital. Em 2014, foi homenageado pelo curso de Medicina da Univates, dando seu nome ao Diretório Acadêmico. 

Ele deixa enlutadas a esposa, Ellen Wollheim Fleischhut, as três filhas e demais familiares. Em um primeiro momento, a família havia decidido realizar a despedidas em cerimônia fechada. A situação foi reconsiderada. Assim, o velório será realizado neste sábado, das 15h às 17h30, nas câmaras da funerária Huwe. O sepultamento neste domingo, 11/07, entre 10h e 11h, no Cemitério Evangélico de POA. O telefone da Funerária Huwe para homenagens é o 51 989250124.

A Unimed VTRP, em nome de seus médicos cooperados, gestores e colaboradores, deixa sua homenagem e seu eterno agradecimento ao Dr. Günter e um abraço aos familiares de nosso primeiro presidente. 

Günther foi um dos fundadores e o presidente da Unimed VTRP