Ouvidoria   

Lançada pedra fundamental da nova sede da Unimed VTRP

Projeto prevê a centralização de serviços e leva em consideração aspectos de sustentabilidade, além de acessibilidade para portadores de necessidades especiais

08 de dezembro de 2011

No descerramento da pedra fundamental, o presidente e o vice-presidente da Unimed VTRP junto com a prefeita de Lajeado.

Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (dia 7), a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lançou a pedra fundamental da construção de uma nova sede administrativa, em Lajeado. A solenidade ocorreu no terreno, localizado na Rua Miguel Tostes, no bairro São Cristóvão, com a presença da prefeita Carmen Regina Pereira Cardoso e secretários municipais, além de engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto, diretores, fundadores, ex-presidentes, médicos cooperados e colaboradores da Cooperativa.

Na abertura do evento, como forma de simbolizar o desejo de que este novo projeto renda bons frutos, sete quilos de sementes nativas – espécies como louro preto, pitanga e cerejeira – foram lançados de helicóptero em uma área de preservação ambiental situada no terreno. A aeronave foi cedida pela Uniair, empresa de transporte aeromédico da Unimed RS.

O presidente da Unimed VTRP, Carlos Antonio da Luz Rech, disse que a Cooperativa está mirando o futuro, acreditando em um crescimento focado no atendimento qualificado e na qualidade de vida das pessoas. “Queremos crescer junto com os 59 municípios nos quais estamos inseridos, sempre de forma cooperativa e sustentável. Em 18 meses queremos que aqui tenha uma obra que venha agregar valor à comunidade de Lajeado”, completou o médico.

A prefeita, por sua vez, agradeceu a confiança da Cooperativa em investir no município e elogiu a escolha do local para instalação da nova sede. “Esta obra deve trazer mais desenvolvimento ao Bairro São Cristóvão, que já é praticamente uma outra cidade dentro de Lajeado”. Após o pronunciamento, a prefeita, o presidente da Cooperativa e o vice-presidente, Aldo Pricladnitzki, fizeram o descerramento da pedra fundamental.

 

O projeto

Área onde será construída a nova sede da Unimed

Área onde será construída a nova sede da Unimed.

O projeto arquitetônico prevê 14.323 metros quadrados de área construída. Até o mês de janeiro, os projetos complementares devem ser concluídos. Entre janeiro e março, a Unimed VTRP deverá enviar cartas-convites a construtoras para selecionar a empresa que ficará responsável pela execução da obra.

O prédio terá oito pavimentos: térreo, um andar de sobreloja, um andar com auditório e local para eventos e cinco andares para áreas administrativas. O edifício deverá reunir todas as áreas da Cooperativa, promovendo assim uma centralização dos serviços que hoje funcionam na atual sede e em imóveis alugados situados próximos à sede. Entretanto, os setores de Atendimento ao Cliente e Comercial não ficarão instalados apenas no prédio novo. Para facilitar o acesso dos usuários, serão mantidos esses pontos de atendimento na sede atual, no Centro da Cidade.

A nova sede também deve manter a excelência na prestação de serviços aos clientes e outros usuários que se dirigem à Unimed VTRP. Entre outras preocupações, o projeto leva em consideração aspectos de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, também terá características sustentáveis, como cisternas para coleta da água da chuva, destinada à irrigação de jardins; telhado verde, com plantas leguminosas, para redução da temperatura interna do prédio; e utilização de luminárias com baixo consumo de energia elétrica.

Evolução

Quando foi fundada, em 11 de dezembro de 1971, com o nome de Altomed, a Unimed VTRP funcionou por dois anos, provisoriamente, na sede da Sociedade de Medicina do Alto Taquari. Em 1973, alugou o segundo pavimento de um prédio no Centro de Lajeado, onde ficou instalada até 1980. No ano seguinte foi inaugurado o Centro Médico de Lajeado, local que até hoje abriga a sede da Cooperativa.

Ao longo destes 30 anos na atual sede, a Unimed VTRP passou por uma série de transformações para adequar-se às exigências de mercado e às demandas decorrentes do seu próprio desenvolvimento. Houve uma diversificação no leque de serviços e um salto na carteira de clientes, que pulou de 20.667 para mais de 219 mil usuários. Esse crescimento foi acompanhado do aumento no quadro de médicos cooperados, que passou de 145 para os atuais 631.

Essa evolução exigiu novos espaços físicos e por isso acabaram sendo locadas salas e imóveis próximos da sede para instalação do SOS, Farmácia, Espaço Vida, Núcleo de Atendimento Unimed, além de algumas áreas administrativas.

Homenagem aos fundadores

Fundadores e seus representantes receberam uma placa dos diretores da Cooperativa Médica.

A Cooperativa aproveitou o momento festivo para prestar uma homenagem aos médicos fundadores. Foram entregues placas de agradecimento aos seguintes empreendedores que compareceram à solenidade desta quarta-feira: Dr. Ilvo Born, Dr. Lucildo Drebes, Dr. Luiz Alberto Keunecke (representando também seu irmão o Dr. Hélius Keuneck Filho), Dr. Sérgio Bertoglio, Luis Felipe Eloy (representando seu pai o Dr. José Lino Eloy), Dr. Celso Luiz Szmidt e sua mãe, Mavete Szmidt (representando o pai e marido Dr. Hugo Szmidt), Nulse Pretto (representando seu marido o Dr. Nédio Pretto), Silfa Pegas (representando seu marido o Dr. Hércio Pegas) e Dr. José Silvio Curvelo.

Clientes voam de helicóptero

Celi Ulrich: “o passeio foi uma ideia maravilhosa da Unimed para presentear seus clientes com fortes emoções”

Ainda como parte da programação do lançamento da pedra fundamental da nova sede, a Unimed VTRP preparou uma ação exclusiva para seus clientes. A Cooperativa sorteou nas redes sociais Twitter e Facebook nove voos no helicóptero da Uniair sobre a cidade de Lajeado e arredores. Foram dois passeios de 15 minutos cada, com decolagem e aterrissagem no Parque Professor Theobaldo Dick.

A auxiliar de escritório Celi Ulrich, de Lajeado, nunca havia voado de helicóptero. Quando leu no jornal uma notícia sobre a ação da Unimed VTRP, resolveu arriscar e participar. “Não esperava ser escolhida, não costumo ter muita sorte nesse tipo de coisa. O passeio foi uma ideia maravilhosa da Unimed para presentear seus clientes com fortes emoções”, afirmou.

Voar de helicóptero era um desejo de criança do publicitário Jocinei da Silveira Pritsch, de Santa Cruz do Sul. Desde pequeno, ele alimenta a paixão por voos. Entretanto, ainda não havia conseguido concretizar esse sonho. “A Unimed me deu a oportunidade e as condições de realizar esse desejo. Foi maravilhoso. O piloto caprichou nas manobras”, comemorou.

Categoria: Unimed VTRP