Ouvidoria   

Inclusão: momento de abrir as portas e aproximar diferenças

Comemorado em 03/12, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência desperta a discussão sobre as potencialidades dos PCDs no mercado de trabalho

05 de setembro de 2014

Curso de libras facilitou a comunicação entre Catiucia (à direita) e os colegas da área de cadastro da Unimed VTRP

Acreditar na diversidade e trazer para perto pessoas com diferentes talentos. Este é o pensamento da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que, por meio do Programa Sentidos, promove a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no ambiente profissional. Na data em que se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12), a Cooperativa intensifica as raízes do programa, que busca contribuir com o desenvolvimento destes profissionais, igualando direitos e deveres. É o caso de Catiucia Hauschild, 33 anos. Trabalhando há três anos na Unimed VTRP, a colaboradora, que é deficiente auditiva, revela sua satisfação no ambiente de trabalho. “Aqui eu me sinto valorizada. Faço parte de uma equipe unida que mostra que é possível trabalhar convivendo com as diferenças”, destaca.

Catiucia trabalha na área de cadastro, na sede da Cooperativa, em Lajeado. Sua rotina no cargo de auxiliar administrativo consiste em digitalizar documentos para os contratos, imprimir cartões e gerar movimentação empresarial. Sempre sorridente, ela deixa transparecer sua realização com a oportunidade oferecida. “É muito bom trabalhar na Unimed. Todos me apoiam e eu não me sinto excluída”, frisa. E o empenho em aproximar as diferenças vai além de uma simples vaga de emprego. No setor onde a jovem atua, os colegas se capacitaram por meio de um curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de aprimorar a comunicação entre a equipe. “O curso ajudou muito, até mesmo os colegas se sentem melhores em poder se comunicar de forma mais clara comigo. Está sendo muito bom e ficou mais fácil trabalharmos juntos”, agradece Catiucia. A melhoria é reconhecida também pela supervisora do setor, Gilvana Gorete Santos. “O treinamento em libras vem tendo resultados muito positivos. Foi um aprendizado mútuo, tanto para nós como pra ela, e o reflexo pode ser percebido diretamente na equipe. Ela se sente mais motivada no trabalho e fora dele também”, reforça Gilvana. Ao todo, 10 colegas participaram do curso de Libras, que teve início em setembro de 2013 e contou com um segundo módulo em 2014.

Oportunidade
Desde 2013 a Unimed VTRP vem trabalhando com um cronograma de ações do Programa Sentidos. Conforme explica a psicóloga Juliana Cerutti, estão incluídas atividades como curso de Libras, sensibilização de diversos públicos e encontros que tratam de assuntos pertinentes ao grupo de PCDs. “O Programa foi criado com o intuito de incluir estes profissionais em um ambiente de trabalho capaz de propiciar o seu desenvolvimento técnico e comportamental, o que resulta em investimento social, valorização e desenvolvimento humano”, pontua a psicóloga.

Atualmente, a Cooperativa conta com 15 colaboradores e três aprendizes PCDs. “A importância da inclusão está relacionada com a ideia de facilitar a construção de vínculos, auxiliando na compreensão das diferenças e na convivência mútua, humanizando e sensibilizando o ambiente de trabalho. Buscamos ser um agente transformador em nossa sociedade e garantir acesso e qualidade de vida ao nosso público colaborador”, destaca Juliana. A psicóloga garante que aproximar as diferenças torna o trabalho cooperativo ainda mais enriquecedor.

Como deficiente auditiva, Catiucia Hauschild entende que mais empresas deveriam seguir o exemplo adotado pela Unimed VTRP. “Esses programas que auxiliam as pessoas com deficiência precisam ser ampliados. Oferecer espaço é fundamental”, sintetiza. Aos PCDs que desejam ingressar no mercado de trabalho, ela deixa um recado: “Não se sinta excluído. Pense que você é capaz de trabalhar e ser útil. Aproveite as oportunidades”, finaliza.

Quer trabalhar na Unimed?
Pessoas com deficiência são bem-vindas na Cooperativa. Cadastre seu currículo no site (clique aqui para acessar) ou entre em contato através do telefone (51) 3714- 7125.

Categoria: Unimed VTRP