Ouvidoria

Quero Consulta Unimed: Aplicativo facilita...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Fórum mostra panorama do Cooperativismo na região

Evento foi promovido pela Unimed VTRP

19 de julho de 2007

Mais de 130 pessoas compareceram ao Auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado, na tarde de 18 de julho, para participar do 1º Fórum de Cooperativismo. O evento foi uma promoção da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP).

 

O Fórum contou com a apresentação de cases da Certel, Sicredi Vale do Taquari, Languiru e da própria Unimed VTRP. A palestra “O momento atual do Cooperativismo”, foi o tema exposto pelo presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Frederico Perius.

Fórum reuniu cooperativas de diferentes setores da economia

 

Em sua exposição, o presidente da Certel e da Fecoergs, Egon Hoerlle, expôs a “Dimensão Econômica e Social das Cooperativas de Eletrificação”. Hoerlle deu ênfase ao envolvimento da Certel com a comunidade, à preocupação ambiental e a outras ações que levaram a cooperativa a ser apontada como uma das 10 empresas mais preocupadas com a família no Brasil. A seguir, o presidente do Sicredi Vale do Taquari, Ruben Neitzke, abordou a “Reestruturação da Cooperativa de Crédito de Lajeado Ltda”. Ele descreveu como o Sicredi Vale do Taquari conseguiu superar dificuldades enfrentadas em 1994 e, com o apoio do Sicredi de Teutônia e da Central Sicredi, chegar a 2007 com quase 30 mil associados.

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, falou sobre o Programa de Reestruturação pelo qual a cooperativa passou. Encerrando a série de cases, o diretor de Desenvolvimento da Unimed VTRP, médico Neori Gusson, apresentou o tema “Gestão de pessoas: uma lição de Cooperativismo”. Conforme Gusson, todas as cooperativas têm em comum o tratamento respeitoso às pessoas. O médico expôs as ações desenvolvidas pela Unimed VTRP para o desenvolvimento de seus colaboradores como forma de qualificar os serviços prestados pela cooperativa médica. 

 

A programação foi encerrada pelo presidente da Ocergs/Sescoop-RS. Vergílio Perius enalteceu as características das cooperativas retratadas nos cases e destacou a seriedade com que elas devem ser geridas, sempre seguindo os princípios cooperativistas. Para Perius, as cooperativas precisam caminhar para uma maior integração entre si. O dirigente ainda destacou a vocação cooperativista do Vale do Taquari: segundo ele, a região apresenta a maior concentração de pessoas ligadas ao cooperativismo no Brasil, algo em torno de 24%.

 

Durante a abertura do fórum, o presidente da Unimed VTRP, médico Sérgio Paulo Bertoglio, destacou que a iniciativa de reunir cooperativas de diferentes áreas da atividade econômica para a troca de experiências e a disseminação de informações é a execução de dois princípios cooperativistas, o da cooperação mútua e o da difusão do conhecimento. Bertoglio ainda anunciou a intenção da Unimed em realizar a segunda edição do evento, em julho de 2008.

Categoria: Unimed VTRP