Ouvidoria   

Fórum mostra panorama do Cooperativismo na região

Evento foi promovido pela Unimed VTRP

19 de julho de 2007

Mais de 130 pessoas compareceram ao Auditório do Prédio 7 da Univates, em Lajeado, na tarde de 18 de julho, para participar do 1º Fórum de Cooperativismo. O evento foi uma promoção da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP).

 

O Fórum contou com a apresentação de cases da Certel, Sicredi Vale do Taquari, Languiru e da própria Unimed VTRP. A palestra “O momento atual do Cooperativismo”, foi o tema exposto pelo presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Frederico Perius.

Fórum reuniu cooperativas de diferentes setores da economia

 

Em sua exposição, o presidente da Certel e da Fecoergs, Egon Hoerlle, expôs a “Dimensão Econômica e Social das Cooperativas de Eletrificação”. Hoerlle deu ênfase ao envolvimento da Certel com a comunidade, à preocupação ambiental e a outras ações que levaram a cooperativa a ser apontada como uma das 10 empresas mais preocupadas com a família no Brasil. A seguir, o presidente do Sicredi Vale do Taquari, Ruben Neitzke, abordou a “Reestruturação da Cooperativa de Crédito de Lajeado Ltda”. Ele descreveu como o Sicredi Vale do Taquari conseguiu superar dificuldades enfrentadas em 1994 e, com o apoio do Sicredi de Teutônia e da Central Sicredi, chegar a 2007 com quase 30 mil associados.

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, falou sobre o Programa de Reestruturação pelo qual a cooperativa passou. Encerrando a série de cases, o diretor de Desenvolvimento da Unimed VTRP, médico Neori Gusson, apresentou o tema “Gestão de pessoas: uma lição de Cooperativismo”. Conforme Gusson, todas as cooperativas têm em comum o tratamento respeitoso às pessoas. O médico expôs as ações desenvolvidas pela Unimed VTRP para o desenvolvimento de seus colaboradores como forma de qualificar os serviços prestados pela cooperativa médica. 

 

A programação foi encerrada pelo presidente da Ocergs/Sescoop-RS. Vergílio Perius enalteceu as características das cooperativas retratadas nos cases e destacou a seriedade com que elas devem ser geridas, sempre seguindo os princípios cooperativistas. Para Perius, as cooperativas precisam caminhar para uma maior integração entre si. O dirigente ainda destacou a vocação cooperativista do Vale do Taquari: segundo ele, a região apresenta a maior concentração de pessoas ligadas ao cooperativismo no Brasil, algo em torno de 24%.

 

Durante a abertura do fórum, o presidente da Unimed VTRP, médico Sérgio Paulo Bertoglio, destacou que a iniciativa de reunir cooperativas de diferentes áreas da atividade econômica para a troca de experiências e a disseminação de informações é a execução de dois princípios cooperativistas, o da cooperação mútua e o da difusão do conhecimento. Bertoglio ainda anunciou a intenção da Unimed em realizar a segunda edição do evento, em julho de 2008.

Categoria: Unimed VTRP

Navegue nas notícias