Ouvidoria   

Experiência do Vibee Unimed é destaque na abertura do 13º Sisa, da Univates

Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente da Univates começou ontem à noite e segue até a sexta-feira debatendo as tecnologias na saúde

23 de maio de 2023

Referência nacional em inovação na área da saúde, o Vibee Unimed foi o tema principal da abertura do Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa) da Univates. Em sua 13ª edição, o Sisa aborda de forma aprofundada as tecnologias que estão mudando a forma de cuidados entre profissionais e usuários dos sistemas público e privado. A atividade inaugural, realizada na noite dessa segunda-feira, contou com grande público no Teatro da Univates.

O evento foi divido em duas partes. Primeiro, o Head do Vibee Unimed, Rafael Zanatta, fez uma apresentação sobre o funcionamento do hub. Ele explicou como funciona a metodologia própria de aceleração de startups desenvolvida em Lajeado que vem servindo de referência para várias Unimeds ao redor do Brasil. E deixou uma provocação para a plateia.

“Vocês, profissionais e estudantes da área da saúde são fundamentais no processo de inovação. As dores e os problemas que precisam ser resolvidos surgem nos atendimentos que vocês fazem às pessoas. Por isso, debater inovação na área da saúde hoje é falar sobre o futuro da profissão de vocês”, afirmou. 

Ex-secretário de Planejamento e Urbanismo de Lajeado, Zanatta conduziu também a segunda parte do evento. A ele, juntaram-se Raul de Macedo, CEO da startup Cor.Sync e Gustavo Ottoni, CEO da startup Cíngulo. Ambas foram aceleradas pelo Vibee nos últimos dois anos, e vivem importantes processos de escalada em suas soluções após o contato com a Unimed VTRP. 

No caso da Cor.Sync, a solução desenvolvida pelos empreendedores pode revolucionar o diagnóstico de infarto no atendimento de emergência hospitalar. Em fase final de testes clínicos, a solução pode reduzir de horas para alguns minutos o tempo de confirmação de um ataque cardíaco. 

Participante da primeira turma de aceleração do Vibee, o CEO Raul de Macedo, comentou que programas que conectam empreendedores e instituições de saúde são fundamentais para a descoberta e desenvolvimento de novas tecnologias. “O acesso aos profissionais e a prestadores de saúde, como hospitais parceiros da Unimed, possibilitou uma evolução muito importante no nosso processo”, salientou. 

Raul lembrou também que o início da jornada do empreendedor na área da saúde é tortuoso. “No meu primeiro ano, ganhei muito pouco dinheiro. Foi difícil. Por isso é fundamental fazer conexões, parcerias, e buscar pessoas que realmente queiram construir algo juntos”, finalizou.

App que oferece terapia guiada cresceu durante a pandemia 

Gustavo Ottoni, CEO da Cíngulo, que é médico psiquiatra de formação, participou à distância do evento compondo o debate de abertura do 13º Sisa. Participante da quarta turma de aceleração do Vibee, ele desenvolveu um aplicativo que promove uma “terapia guiada” de autoconhecimento. O app foi eleito pelo Google o melhor aplicativo de 2019 para Android no Brasil e já possui mais de 4 milhões de dowloads na Google Play e App Store. 

A ferramenta utiliza vídeos, áudios tranquilizantes e textos motivacionais para aliviar o estresse, a ansiedade e a insegurança. O usuário deve fazer sessões diárias de autoavaliação desenvolvidas para cada perfil de modo a avançar no cuidado da saúde mental. 

“Falar sobre saúde mental se tornou rotina durante a pandemia. Porém, vemos que cuidar da saúde mental ainda tem osbstáculos. Começando pela forma como isso acontece nos sistemas de saúde e mesmo por alguma resistência das pessoas em perceber e reconhecer os problemas”, argumentou. 

“Eventos como este são importantes, pois conectam profissionais de saúde e estudantes a esse mundo da inovação, que hoje é uma forma de levar mais cuidado para mais pessoas”, completou.

Sobre o Sisa  

A entrada para as atividades é gratuita para alunos, professores e funcionários da Universidade. Para a comunidade, o ingresso custa R$ 30,00. O Sisa, promove a discussão de temas atuais e a interdisciplinaridade, envolvendo todos os cursos da área da saúde da Univates. 

Em 2023, a temática é Tecnologias em Saúde e trata sobre o uso de redes sociais como meio profissional, uso de tecnologias na rotina em saúde, além de despertar o desejo da busca por novos produtos e tecnologias, estimulando o empreendedorismo e ideias de desenvolvimento de startups.

Sobre o Vibee Unimed 

Hub de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), o Vibee inicia em junho a sua quinta turma de aceleração com 13 novas startups. Nos últimos dois anos, 48 startups já passaram pelo programa de aceleração do hub.  

Nas turmas aceleradas pelo hub da Unimed VTRP, cada startup conta com um processo de aceleração individualizado de 5 meses, que conta com mentorias individuais e coletivas com grandes profissionais de suas áreas, além de ter a profissionais de saúde e da rede da Unimed. Tudo de forma gratuita. 

Dependendo do estágio de desenvolvimento e evolução durante a aceleração, a startup pode inclusive receber investimentos durante ou depois do encerramento do processo de aceleração.