Ouvidoria   

Estudantes de Lajeado entregam pilhas na Unimed VTRP

Material descartado pela comunidade é encaminhado para reciclagem

01 de outubro de 2009

Alunos e professores foram recebidos pela representante do Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP

Carregando sacolas com dezenas de pilhas usadas, estudantes da Escola Municipal São Bento, de Lajeado, deram exemplo e descartaram o material na caixa coletora instalada na sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). Foi na sexta-feira (25/09), depois de a turma do 1º ano do Ensino Fundamental estudar sobre a importância de não deixar as pilhas expostas no meio ambiente. “Se a gente joga no lixo, pode poluir a água do rio. Depois vamos tomar água contaminada”, aprendeu o aluno Eduardo Konrad, 6 anos.

A turma, acompanhada das professoras Estela Majolo e Andreia Plentz, foi recebida pela representante do Comitê de Responsabilidade Socioambiental da Unimed VTRP, Scheila Silveira. Ela lembra que a Cooperativa tem coletores em 23 pontos de atendimento ao público na sua área de abrangência – vales do Taquari e do Rio Pardo e região do Jacuí. São aceitas pilhas entregues por pessoas da comunidade. O material é encaminhado para reciclagem.

O recolhimento de pilhas e baterias integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, instituído pela Unimed VTRP em 2007, e que também disponibiliza coletores de embalagens de remédios, medicamentos vencidos e materiais perfuro-cortantes. O objetivo é evitar o descarte desses resíduos em locais inadequados.


Saiba mais


Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos pelo organismo, são de difícil eliminação, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano. Entre eles: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarréias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Categoria: Unimed VTRP