Ouvidoria   

Espaço Imaginamente amplia cuidado a pessoas com TEA no Vale do Rio Pardo

Prestes a completar dois anos no Vale do Taquari, unidade de Santa Cruz do Sul já iniciou atendimentos nas estruturas do Núcleo de Atendimento Unimed

13 de janeiro de 2023

A clínica da Unimed VTRP especializada no cuidado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) imaginarem, brincarem, aprenderem e se desenvolverem agora está presente também no Vale do Rio Pardo. É o Espaço Imaginamente, que chega em Santa Cruz do Sul com agenda organizada para atender mais de 120 famílias.

Prestes a completar 2 anos em Lajeado, o Imaginamente realiza atendimentos exclusivamente para clientes Unimed. A organização do serviço no Vale do Rio Pardo vem acontecendo desde o início do segundo semestre de 2022. Agora, as portas já estão abertas, com atendimentos sendo realizados na estrutura localizada no Núcleo de Atendimento Unimed (Rua Sete de Setembro, 561, Centro).

“Em Lajeado, o Imaginamente já acolheu mais de 310 famílias. No início, algumas delas se deslocavam do Vale do Rio Pardo para Lajeado. Com a unidade de Santa Cruz do Sul, ampliamos o carinho e cuidado especializado para clientes e famílias”, lembra a Gerente do Espaço Imaginamente, psicóloga Viviane Molinaro dos Reis.

CLÍNICA ESPECIALIZADA EM TEA

Quem entra no Imaginamente, seja em Lajeado, seja em Santa Cruz do Sul, se encanta logo de cara. Da porta principal para dentro, onde acontecem os atendimentos, as cores e equipamento específicos para quem convive com o TEA auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais na rotina. Paredes coloridas, letras em alto relevo e almofadas divertidas fazem parte da experiência.

Ambos os espaços contam com ambientes específicos que simulam um lar para treino de atividades de vida diária, uma sala para desenvolvimento de atividades de interação social e outra para treino e desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais.

As salas de atendimento contam também com portas com vidro espião e infraestrutura de áudio e microfone especiais, de modo que os pais e cuidadores possam acompanhar atendimentos – quando indicado pelos profissionais. Além disso, o equipamento permite aos acompanhantes receber orientação e treino para estímulo do desenvolvimento de competências de seus filhos.

Todo este trabalho realizado no Espaço Imaginamente é realizado por uma equipe interdisciplinar, composta por médica, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga, nutricionista e demais profissionais apoiadores desses tratamentos.