Ouvidoria   

Escola Educar-se adere ao Projeto Adolescer

Iniciativa da Unimed VTRP trabalha a sexualidade e outras questões da adolescência

14 de setembro de 2010

Estudantes da Escola Educar-se, de Santa Cruz do Sul, começaram a participar, no dia 25 de agosto, de uma iniciativa que estimula a discussão de temas como saúde, qualidade de vida e planejamento familiar, a partir de situações do cotidiano. Cerca de 20 alunos, com idades entre 11 e 13 anos, irão se encontrar às quartas-feiras, semanalmente, em reuniões do Projeto Adolescer.

A iniciativa é uma ação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que já vem sendo desenvolvida na própria cidade e em outros municípios como Lajeado e Venâncio Aires. O Projeto Adolescer capacita educadores da rede pública e particular, profissionais da área da saúde e agentes sociais em temas sobre saúde, qualidade de vida e planejamento familiar. Além disso, envolve pais e estudantes na discussão dos temas contribuindo para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, tornando-os suficientemente aptos e seguros para elaborar seus próprios projetos de vida.

Os encontros com os alunos da Educar-se abordarão sete temas (confira no box). Além deles, haverá reuniões conduzidas pela própria escola. A programação prevê ainda um encontro com os pais (apresentação do projeto e sobre como tratar o tema em casa) e dois encontros de professores, onde a sexualidade será apresentada como um tema transdisciplinar presente em todas as relações. Mais informações sobre o Projeto Adolescer podem ser obtidas pelo email responsabilidade@unimedvtrp.com.br.

Temas abordados pelo Projeto Adolescer

Eu: autoconhecimento, auto-estima e auto-cuidado

– Descobrindo o meu corpo: anatomia, fisiologia da resposta sexual humana

– Curtindo a adolescência: relacionamentos

– Aprendendo a prevenir: gravidez e anticoncepção

– Diferentes sim, desiguais não: sexualidade, gênero e papéis sexuais

– Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

– Futuro: decisões para um Projeto de Vida 

 

Psicóloga Daniela Graef é uma das orientadoras do trabalho

Categoria: Unimed VTRP