Ouvidoria   

Dia C 2021: Unimed VTRP promove as campanhas Doador Fiel e Prato Cheio; veja como colaborar

Atividades iniciam nesta semana e prosseguem durante todo o mês de julho, com foco em toda a comunidade

28 de junho de 2021

Cuidar uns dos outros e ajudar o próximo. Pelo décimo-segundo ano consecutivo, as cooperativas brasileiras fazem do primeiro sábado de julho uma grande celebração em torno do cooperativismo e da sustentabilidade das nossas comunidades. Neste ano, o Dia C – Dia de Cooperar, acontece neste sábado, 03/07. A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo se une a está rede do bem com ações focadas na doação de sangue e de alimentos por meio das campanhas Doador Fiel e Prato Cheio. 

“Mais do que nunca, precisamos lembrar que cooperar é congregar pessoas com objetivos comuns e promover o desenvolvimento de todos. É criar um mundo o qual as pessoas desejem pertencer. Estamos enfrentando um grande desafio, e o cooperativismo está ajudando famílias e comunidades a superar este momento”, lembra o presidente da Unimed VTRP, médico Neori Gusson. 

Ambos os programas estão sendo realizados pela Unimed VTRP e pelo Instituto Unimed VTRP, e foram inscritas junto ao Sescoop-RS como ações para o Dia C 2021. 

“Mesmo estando longe um do outro, temos um compromisso com a comunidade e contamos com o apoio de todos. O tema ‘sustentabilidade’ nunca foi tão importante para empresas e instituições. Estamos vendo na prática que somente com o equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental podemos pensar em um futuro bom para todos”, pontua o Analista de Sustentabilidade da Unimed VTRP e do Instituto Unimed VTRP, Cleimar Santos.

COMO PARTICIPAR

– DOADOR FIEL 

O programa Doador Fiel estimula cooperados, colaboradores e familiares da Unimed e toda a comunidade a adotar a cultura da doação de sangue de forma regular. Doar sangue é um ato de amor ao próximo, solidariedade e cidadania. Ao fazer esse gesto, o doador pode dar esperança de vida e de saúde para até quatro pessoas.  

Se você puder realizar a doação, publique uma foto no Instagram marcando a @unimed_vtrp com a hashtag #doadorfiel. O seu exemplo poderia inspirar mais pessoas nesta verdadeira corrente do bem.

Requisitos básicos para doação de sangue: 

  • Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos 
  • Que estejam pesando mais de 50 quilogramas 
  • Que tenham dormido bem, se alimentado e estejam em boas condições de saúde no dia da doação 
  • E que apresentem documento de identificação com foto (RG, CNH, etc) 
  • Todos os candidatos passam por medição de temperatura e pelos processos normais de triagem realizados normalmente pelos hemocentros antes de qualquer doação de sangue. 

Na região, contamos com três hemocentros, em Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires.

– PRATO CHEIO 

A campanha Prato Cheio, do programa Mesa Brasil Sesc, tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, destinando as doações para entidades sociais cadastradas e pessoas com vulnerabilidade social. 

Em nossas regiões, centenas de famílias estão precisando de ajuda, pois os reflexos da pandemia afetaram ainda mais as comunidades e famílias carentes. 

Para ajudar, você pode deixar a sua doação nas caixas de coleta espalhadas em nossos escritórios regionais. Sua atitude pode ajudar muitas pessoas a enfrentar a insegurança alimentar.