Ouvidoria   

Cuidados e qualidade de vida começam desde cedo

Programa Saúde na Infância e Adolescência atende clientes da Unimed VTRP com idade entre 0 e 17 anos

05 de setembro de 2014


Crianças desenvolvem atividades físicas acompanhadas por profissionais do Espaço Vida

Que precisamos cuidar de nossa saúde, isso todo mundo sabe. E quando se fala em filhos e crianças, o desejo dos pais é que eles pulem, dancem e se divirtam da melhor forma. Pensando nisso, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) desenvolve o programa Saúde na Infância e Adolescência. Em funcionamento desde agosto de 2012, objetiva o trabalho preventivo com crianças e adolescentes, ou seja, trabalhar desde a infância conceitos de alimentação saudável, saúde emocional e a importância da prática de atividade física, fundamentais para o desenvolvimento e vida adulta.

Para a psicóloga e supervisora da área de Promoção à Saúde da Unimed VTRP, Elizabeth Wessel, os cuidados devem iniciar desde cedo. “Bons hábitos são construídos na infância e, se bastante fortalecidos, permanecem conosco ao longo da vida. Desta maneira, o programa oferece estímulos de forma divertida e efetiva”, revela.

Desde o surgimento, 964 crianças e adolescentes já foram atendidos. Cliente há mais de três anos, Augusto Kern Ghidini, 11 anos, participa dos encontros e, junto com outras crianças, recebe um acompanhamento permanente. A escolha pelo programa partiu da mãe, Marília Kern, que preocupa-se constantemente com a qualidade de vida.

“Sempre tivemos um cuidado com a alimentação dele em casa. Quando recebemos o convite do programa, achei que seria uma ótima oportunidade do Augusto aprender mais”, comenta a mãe, satisfeita com os resultados. “Ele já evoluiu bastante, sabe a importância de comer determinados alimentos, mas precisa manter os bons hábitos”, complementa Marília.

Entre as atividades desenvolvidas estão jogos com bola, peteca, labirintos e oficinas de alimentação saudável, sempre primando pelo desenvolvimento. As crianças aprendem, ainda, algumas técnicas de relaxamento, respiração e massagens, repassadas também aos pais.

O pequeno Augusto Ghidini com sua mãe Marília

Quem pode participar
O programa Saúde na Infância e Adolescência abrange clientes Unimed VTRP com idade entre 0 e 17 anos, que são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por educadores físicos, nutricionistas, psicólogos. Além da participação deles nas atividades em grupo, é estimulado o acompanhamento dos pais, promovendo a saúde e qualidade de vida na família.

Pensando no desenvolvimento dos pequenos, durante o Dia da Criança, comemorado no próximo domingo (12/10), a Cooperativa vai desenvolver ações dentro da programação da 30º Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Durante a parte da tarde, haverá oficina para as crianças, desenvolvidas pelas nutricionistas da Unimed VTRP. A atividade acontece na Casa da Unimed, localizada dentro do Parque.

Categoria: Unimed VTRP