Ouvidoria   

Campanha da Unimed VTRP coleta mais de 4 mil lâmpadas queimadas

Material receberá tratamento adequado na cidade catarinense de Indaial

20 de junho de 2008

Na tarde de quarta-feira, a florista Ângela Berger visitou um dos depósitos da Ecolog Serviços Ambientais, na Avenida Borges de Medeiros, em Santa Cruz do Sul. A intenção? Verificar se sua boa ação, realizada na semana anterior, rendeu resultados. Ela foi uma das pessoas que contribuiu com a campanha “Um bom exemplo leva a outro”, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). A campanha de arrecadação de lâmpadas incandescentes (amarelas) e fluorescentes (brancas) abrangeu as 59 cidades em que a cooperativa atua. Com a ação, as 4.431 unidades arrecadadas serão enviadas à cidade de Indaial (SC) para receber a destinação correta – deixando de ser ameaça ao meio ambiente. Delas, serão extraídos alumínio, vidro e substâncias químicas que serão reaproveitadas pela indústria.

Esta não é a única ação da Unimed VTRP voltada à responsabilidade ambiental. Para garantir que produtos contaminantes recebam a destinação adequada, a cooperativa disponibiliza coletores para recolhimento de resíduos como medicamentos vencidos e materiais perfuro-cortantes (agulhas, seringas etc.). Estes podem ser encaminhados aos pontos de atendimento da cooperativa. O serviço é permanente e gratuito para a comunidade, e abrange também pilhas e baterias de celulares que não são mais utilizados. Desta forma, a cooperativa visa estender seus esforços a pessoas que, assim como Ângela, preocupam-se com as gerações futuras. Ela explica que, muitas vezes, a alternativa encontrada por sua família era armazenar lâmpadas queimadas e pilhas usadas em casa – uma cena que deve se tornar menos freqüente, se depender da Unimed.

Uma nova campanha de arrecadação de lâmpadas está prevista para o segundo semestre de 2008. Já as pilhas, bateriais e outros materiais de saúde podem ser descartados a qualquer momento na Unimed: os coletores estão incorporados às áreas de atendimento da Cooperativa.


Unimed arrecadou 4,4mil lâmpadas


Ângela aprovou iniciativa

 

Categoria: Unimed VTRP

Navegue nas notícias