Ouvidoria   

Aspede fatura o título da 4ª Copa Lajeado de Basquete em Cadeira de Rodas

Torneio realizado no Parque do Imigrante foi válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho da modalidade adaptada, e contou com histórias como a de Matheus Kist

27 de agosto de 2018

O Vale do Taquari sediou neste fim de semana mais um evento que prova a força da superação de pessoas com deficiência. O Parque do Imigrante foi palco da 4ª Copa Lajeado de Basquete em Cadeira de Rodas, competição válida pela terceira etapa do Gaúcho da modalidade adaptada. O Blindados do Vale, time da casa, recepcionou os demais participantes e estreou seu novo uniforme. Após um dia inteiro de disputas, a Associação de Pessoas com Deficiência Física de Santa Cruz do Sul (Aspede), com quatro vitórias em quatro jogos, sagrou-se campeã da competição.

Participaram do torneio em Lajeado seis equipes: Brothers (Canoas), Cidef (Caxias do Sul), Adau (Erechim), Leme (Novo Hamburgo) e o Blindados do Vale. Elas foram divididas em dois grupos de três times cada. Os times jogaram em turno único dentro destas chaves durante a manhã. À tarde, foram realizados os jogos eliminatórios. Na final, a Aspede, de Santa Cruz do Sul, venceu a Adau pelo placar de 34 a 18. “Treinamos bastante, todos os dias da semana passada. Tivemos algumas baixas, e contamos com o apoio de atletas de Alegrete, que nos ajudaram nesse sábado. Foi um campeonato muito bom, e é até difícil de dizer o tamanho da nossa felicidade”, garante Alison Geler, atleta e um dos organizadores do time de Santa Cruz do Sul.

Com a conquista, o time de Santa Cruz do Sul, assumiu a liderança do Gaúcho, com a Adau em segundo e Cidef em terceiro. A quarta etapa do Gaúcho de Basquete em Cadeira de Rodas já tem data e local marcados para acontecer. Será em Canoas, no sábado, dia 15/09, com a presença confirmada das mesmas seis equipes que estiveram em Lajeado nesse fim de semana.

 

O SONHO REALIZADO DE MATHEUS

Um dos destaques da equipe campeã é Matheus Alan Kist (foto no início da matéria), de 12 anos. Atleta da desde 2014 da Aspede, descobriu cedo que teria que conviver com restrições devido a uma má formação congênita, a Meningomielocele. Os desafios nunca impediram o pequeno de sonhar em ganhar medalhas. Na trajetória dos últimos quatro anos, já conquistou algumas, mas conforme a mãe dele, Tati Kist, a desse fim de semana foi especial.

“Foi mais um momento gratificante e emocionante para uma mãe e um pai que ouviram o filho dizer, aos 5 aninhos, que o sonho era  ganhar uma medalha. Não tínhamos resposta de como e quando este sonho se realizaria, porque na época ele mal conseguia dar uns passinhos com andador. Pensávamos que seu sonho era quase impossível. Mas se tornou um sonho nosso, e ele se concretizou, graças a família Aspede. Nosso sonho se realizou!”, garante Tati.

E, pelo que se desenha o futuro dele terá ainda muitas medalhas pela frente. Matheus já tem convite para treinar, num futuro próximo, com a Seleção Brasileira Sub-18 de Basquete em Cadeira de Rodas. “Ele treina de duas a três vezes por semana com os colegas, temos muito orgulho dele”, assegura o pai, Paulo Alexandre Kist.

E ele não para. Neste fim de semana, Matheus estará com outros colegas de Aspede e companheiros do Blindados do Vale na edição de 2018 do Corridas Unimed/Sicredi, que acontece em Lajeado. Ele participará da modalidade da Caminhada Especial para Pessoas com Deficiência. As inscrições para o evento, que conta com corridas de 3 e 7km, e caminhadas orientadas, seguem abertas pelo site do evento (www.unimedvtrp.com.br/corridas) até a meia-noite desta terça-feira, 28/08.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA COPA LAJEADO

1° – Aspede

2° – Adau

3° – Cidef

4° – Canoas

5° – Leme

6° – Blindados do Vale

 

ASPPEDE E BLINDADOS

O Blindados do Vale, de Lajeado, e a Aspede, de Santa Cruz do Sul, contam com o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) nesta temporada. A parceria entre a equipe lajeadense e a Unimed VTRP já está no terceiro ano consecutivo. Os santa-cruzenses passaram a contar com o patrocínio da Cooperativa Médica neste ano.

“Em função de muitas dificuldades, chegamos a pensar em desistir do projeto em 2016”, lembra a Coordenadora do Blindados, Reni Lawall. “Contamos com o apoio da comunidade para seguir, como o da Unimed VTRP. Esse apoio foi fundamental, e nos permitiu seguir em frente para conseguir o patrocínio atual que temos, do Ministério do Esporte, que nos permite sonhar com novas possibilidades”, complementa.

O Blindados do Vale tem ainda como patrocinadores, por meio de projeto federal do Ministério do Esporte, com captação do imposto de renda, Atlas, Mercur, Farmácias São João, Charrua, Baldo e Florestal. A 4ª Copa Lajeado conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado.

A Aspede, por sua vez, também tem apoiadores na comunidade para seguir competindo. São parceiros da entidade santa-cruzense Unisc, Faccin Bicicletas, Afubra, Beto Peças, Espaço Belle Vie, Academia Saúde e Movimento, Sul Semententes, Beto Peças e Karnopp Imóveis.


Imprensa Unimed VTRP

Fonte: AI – Unimed VTRP

Categoria: Unimed VTRP