Ouvidoria   

“Amamentar Sem Julgamentos” de Santa Cruz do Sul tem novo local

Atividade é gratuita para a comunidade e contará com quatro espaços um time de especialistas em aleitamento materno

09 de agosto de 2022

Em função da previsão de frio e tempo úmido, a edição de Santa Cruz do Sul evento “Amamentar Sem Julgamentos” tem novo local. Promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e aberto para clientes e comunidade em geral, o evento será realizado neste sábado, 13/08, a partir das 14 horas, no Auditório do Edifício Centro Profissional Unimed (Rua Borges de Medeiros, 300, Centro).

O evento é especial para gestantes, mamães e rede de apoio das famílias, e contará com um time de especialistas em aleitamento materno, aula de yoga e música ao vivo. É o quarto consecutivo que a Unimed VTRP prepara uma programação especial, aberto para a comunidade em alusão ao Agosto Dourado. O objetivo do Amamentar Sem Julgamentos é promover a acolhida às mulheres e um mamaço em apoio ao aleitamento materno.

Serão quatro espaços exclusivos (Espaço Acolher, Espaço Nutrir com Amor, Espaço Descanso e Espaço Amamentar) onde os especialistas da Unimed VTRP vão dar orientações pessoais e tirar dúvidas sobre o tema.

De acordo com a enfermeira obstetra da Unimed VTRP, Raquel Krause, o ato de amamentar não é instintivo, ele exige muita dedicação e preparo das mulheres. E isso começa já no período pré-natal, por meio de leituras, pesquisas e também questionamentos durante as consultas com o obstetra e pediatra.

“Amamentar traz consigo a responsabilidade de a mãe ter que suprir as necessidades nutricionais do seu filho. Por isso, às vezes vem a demanda da sobrecarga emocional, que pode contribuir de forma negativa no processo de aleitamento materno. É fundamental ter informações e orientações corretar para buscar a melhor solução em cada caso”, explica a profissional.

Além de ser um momento para relaxar, e tirar dúvidas sobre aleitamento materno, a programação do Amamentar Sem Julgamentos busca também a desmistificação do tema, defendendo a liberdade das mulheres amamentarem onde e quando quiserem. No último sábado, o evento aconteceu em Lajeado, reunindo cerca de 50 pessoas.

EVENTO GRATUITO PARA A COMUNIDADE 

AMAMENTAR SEM JULGAMENTOS – SANTA CRUZ DO SUL 

Quando: Sábado, 13/08  
Horário: 14h às 16h 
Local: Edifício Centro Profissional Unimed, entrada pela Rua Borges de Medeiros, 300. O evento será realizado em um espaço especialmente preparado no 11º andar.

ATRAÇÕES

> Espaço Amamentar: orientação com consultoras e enfermeiras 

> Espaço Acolher: orientação sobre saúde emocional, puerpério, baby blues, entre outros 

> Espaço Nutrir com Amor: orientação sobre nutrição e introdução alimentar 

> Espaço Descanso: conforto para amamentar 

> Yoga para Gestantes 

> Música ao vivo 

> Hora do MAMAÇO: um ato a favor da amamentação