Ouvidoria   

Unimed VTRP conquista nota máxima no IDSS pelo...

Campanha Atitude na Veia aumenta em 23% doações...

Lives: entretenimento e qualidade de vida para a...

Unimed VTRP é a 1ª operadora do RS a conquistar Selo Ouro na nova Acreditação

Cooperativa ganha novamente destaque nacional no setor em avaliação conhecida como a ISO dos planos de saúde

18 de janeiro de 2022

Auditoria aconteceu de forma híbrida, com avaliações presenciais e à distância

Logo depois de celebrar cinco décadas de história, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) conquista um reconhecimento nacional que a coloca mais uma vez no topo, entre os melhores planos de saúde do Brasil.

A Cooperativa recebeu nesta segunda-feira, 17/01, a certificação de Nível I da Acreditação, a mais importante avaliação realizada com o aval da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no País. A Unimed VTRP foi a primeira operadora de planos de saúde do Rio Grande do Sul e quinta em todo o Brasil a conquistar o desejado Selo Ouro.

Esta é a terceira vez consecutiva que a Unimed VTRP conquista a Acreditação em nível máximo. Desta vez, no entanto, a Cooperativa, reforça o seu protagonismo entre os planos de saúde do Brasil elevando ainda mais a barra. A certificação conquistada no início deste ano foi realizada com base na Resolução Normativa 452/2020, muito mais rigorosa e minuciosa que a normativa anterior, e que busca evidenciar a qualidade máxima na gestão em saúde em território nacional. 

“O propósito da Unimed VTRP é cuidar uns dos outros. Este resultado mostra que estamos no caminho certo. Como Cooperativa, estamos contribuindo de forma muito importante para o desenvolvimento da nossa região, cuidando da saúde das pessoas com muita qualidade. Essa conquista é uma prova nacional de todo esse trabalho”, lembra o presidente da Unimed VTRP, o médico Neori Gusson. 

E para o cliente, quais são os impactos? Conforme Gusson, o grande objetivo da Unimed VTRP ao participar de avaliações reconhecidas internacionalmente como é a Acreditação, é tornar cada vez melhor a experiência do cliente. “Iniciativas como o nosso PA Virtual 24h, onde o cliente pode consultar com um médico à distância, a qualquer hora do dia, são provas evidentes desta revolução que a tecnologia vem trazendo para o nosso dia a dia. Toda esta transformação só é possível graças às mudanças que estamos realizando nos últimos anos, conferindo cada vez mais agilidade e resolutividade no atendimento, investindo na qualidade de prestadores de saúde, médicos e profissionais de saúde no geral”, complementa. 

“Temos certeza que o foco na Atenção Primária à Saúde, com programas muito bem definidos de prevenção e promoção à saúde, vão melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”, finaliza Gusson.

AVALIAÇÃO MINUCIOSA

Vale ressaltar que a auditoria não ocorre apenas presencialmente. Nos meses que antecedem o processo, os auditores fazem ligações para testar os serviços oferecidos aos clientes, bem como realizam a análise de documentos e publicações disponibilizadas pela cooperativa, como o Relatório de Sustentabilidade, publicado anualmente. 

E todos estes itens foram elogiados, como reforça o vice-presidente da Cooperativa, médico Evandro Rocha dos Reis. “A Acreditação é a mais minuciosa avaliação das operadoras de saúde. Olha detalhadamente nossas ferramentas de gestão, sinalizando os pontos fortes e os pontos a melhorar. Tivemos mais uma prova que, muito além de cumprirmos as leis, estamos em um nível de excelência que é referência nacional”, salienta. 

O processo, no todo, é muito técnico, mas é fácil de entender o tamanho da conquista. Conforme o Diretor Administrativo da Unimed VTRP, médico Daniel Pandolfi, por ser uma avaliação externa, com a chancela da ANS, a Acreditação garante seriedade e qualidade nos serviços prestados. 

“É como se fosse o selo de ISO que as indústrias e empresas buscam, só que completamente voltado para a área da saúde. As exigências são todas com base no que as operadoras devem oferecer e atender aos clientes. Estamos felizes e honrados de chegarmos a um nível tão alto”, resume.

Contamos ainda com o empenho e sabedoria da CFO da A4Quality Services na avaliação, Marilia Ehl reforçou o que levou a Unimed VTRP a conquistar o Nível Ouro da acreditação: “A Unimed VTRP é uma empresa diferenciada no mercado de saúde, principalmente por buscar a inovação constante, por acreditar no potencial dos seus colaboradores e gestores e por entender a importância da preparação para a Acreditação. Há muito tempo a liderança da VTRP procurou treinamento na nova norma e a A4Quality fez dois cursos voltados para a necessidade da organização e de seus profissionais.”

Ressaltou ainda os diferenciais que levaram a cooperativa a conquistar a nova acreditação “O Potencial colaborativo, profissionais empenhados e determinados, apoio total da liderança. A Unimed VTRP tem um time, uma equipe que trabalha em conjunto, que discute, diverge, mas que tem em mente lutar pelo fortalecimento da empresa, para atender e cuidar das pessoas sob sua responsabilidade”, comenta Marilia Ehl. 

ENTENDA A NOVA ACREDITAÇÃO 

A nova Acreditação, com base nos termos da RN 452, avalia 4 dimensões, 21 requisitos e 169 itens separados nas categorias essencial, complementar e de excelência. Parte das adequações exigidas pela ANS para a acreditação está ligada diretamente à tecnologia, sistemas de gestão em saúde e a modernização como um todo do trabalho da operadora.

Entre os 45 itens de excelência avaliados, por exemplo, a Unimed VTRP atendeu 38. Conforme a ANS, estes itens configuram práticas pouco vistas pelas operadoras no setor e de maior dificuldade de implantação. O cumprimento de pelo menos 80% dos itens de excelência é uma das exigências para a operadora alcançar a Acreditação Nível I. A Unimed VTRP superou este percentual, alcançando o Nível I.

E, no fim, qual é o objetivo de todo esse processo? Melhorar cada vez mais a experiência dos beneficiários, pois um dos grandes benefícios do uso de tecnologias na saúde é a agilidade, com o compartilhamento rápido e fácil de informações. 

Conforme a pontuação obtida, a Acreditação pode ocorrer no Nível I (90 a 100 pontos), II (80 a 89 pontos) e III (entre 70 e 79 pontos). A Unimed VTRP obteve 93,86 pontos e foi acreditada no mais alto nível. O certificado conquistado pela Cooperativa é válido por três anos, período no qual a operadora receberá auditorias anuais de revisão.

A UNIMED VTRP EM NÚMEROS 

– 59 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí

– 309 serviços credenciados (hospitais, clínicas e laboratórios)

– 765 médicos cooperados

+ de 228 mil clientes