10 Desafios da Gestão Sustentável reúne 150 pessoas em Santa Cruz do Sul
Ricardo Voltolini falou sobre a mudança de práticas e valores, visando a cultura do consumo consciente
13 de outubro de 2015
Diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini trouxe reflexões, ideias e novas práticas com foco na sustentabilidade
“O primeiro passo para a sustentabilidade é mudar as atitudes e os comportamentos no dia a dia. Devemos começar a olhar para os impactos que as organizações provocam e o que é possível fazer para diminuí-los.” Este foi o recado deixado pelo jornalista e diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, durante o evento “10 Desafios da Gestão Sustentável”, promovido pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O encontro reuniu mais de 150 pessoas na tarde de quarta-feira, (21/10), no Auditório do Bloco 18 da Unisc, em Santa Cruz do Sul.
No encontro, Voltolini reforçou que empresas e lideranças exercem um papel fundamental na construção de um futuro melhor. “Sustentabilidade significa um novo jeito de pensar e fazer negócios. Hoje, não é mais possível obter lucro prejudicando pessoas ou o meio ambiente. As organizações só se desenvolvem se a sustentabilidade for um pensamento de todos”, enfatizou o palestrante.
Para o vice-presidente da Unimed VTRP, Neori José Gusson, faz parte da cultura da cooperativa médica realizar encontros e debates com o objetivo de promover a mudança. “É extremamente gratificante reunir nossos parceiros e públicos de relacionamento e discutir um tema de responsabilidade coletiva. Este é o momento para repensarmos a relação entre a sustentabilidade e o nosso negócio, bem como nossas atitudes de consumo e de vida”, destacou o médico.
O evento teve apoio da Uniodonto, Ecolog, Sicredi e Afubra, e contou com apresentações da Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul, entidades apoiadas pela Unimed VTRP.
Conheça os 10 desafios elencados por Ricardo Voltolini
1 – Encarar os grandes temas – o que a empresa está fazendo hoje para garantir o direito futuro a: água limpa para beber, solo fértil para plantar, ar limpo para respirar, clima estável para viver e sociedade menos desigual;
2 – Concentrar-se no core – a empresa impacta mais quando identifica os seus pontos mais vulneráveis e se concentra nos impactos mais relevantes relacionados ao seu produto, serviço ou negócio;
3 – Inserir na estratégia e na cultura – incluir a sustentabilidade não deve ser ação de um departamento nem uma iniciativa pontual. Precisa estar na empresa como um todo, nas suas estratégias, no seu jeito de pensar e fazer negócios;
4 e 5 – Inovar para entregar valor – em processos e produtos;
6 – Sustentar o discurso na prática – mudar para valer, não para constar. Por convicção, não conveniência. Exige revisão de processos, reengenharia, investimento, novos modelos de pensar e fazer;
7 e 8 – Envolver e educar stakeholders (públicos de relacionamento) e contar primeiro aos colaboradores – a empresa deve identificar seus stakeholders, mapeá-los por prioridade, criar canais de comunicação eficientes e estimulá-los a participar da gestão mais sustentável do negócio, começando pelos colaboradores;
9 – Romper com a inércia – ações de sustentabilidade exigem sair do lugar comum, exigem atitude nova e ousada;
10 – Envolver e educar líderes – não adianta ser apenas o desejo do principal dirigente. Os demais líderes devem aderir, ou simplesmente as mudanças para a sustentabilidade não acontecem.
Categoria: Unimed VTRP