Ouvidoria

Sou um desastre na cozinha… Por onde eu... Alimentação Saudável, Coronavírus

Alimentos que fortalecem a imunidade: você vai... Alimentação Saudável, Coronavírus, Outubro Rosa

Seu filho não quer comer? Como lidar? Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação

No Dia da Alimentação, confira uma receita de pão de fibras

16 de outubro de 2015

Hoje, 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A comemoração teve início em 1981, e é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar sobre as questões da nutrição e alimentação. A data assinala, ainda, a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).   Blog Unimed VTRP Dia da Alimentação saudável   Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos heróis da resistência e da longevidade. Lembre-se: Pequenas atitudes fazem diferença:

  • Faça diariamente três refeições e dois lanches;
  • Prefira os grãos integrais;
  • Coma todos os dias três porções de legumes, verduras e frutas;
  • Feijão e arroz devem ser consumidos cinco vezes na semana;
  • Consuma diariamente uma porção de leite ou derivados;
  • Uma porção deve ser o máximo de consumo de azeite, manteiga ou margarina;
  • Refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos, bolos e outras guloseimas podem aparecer na dieta, no máximo, duas vezes por semana;
  • Reduza o consumo de sal;
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia;
  • Evite as bebidas alcoólicas e o cigarro, faça 30 minutos de atividades físicas por dia.

  Blog Unimed VTRP Receita Pão de Fibras   Para cuidarmos mais da nossa saúde, separamos uma receita de pão de fibras. Ingredientes: 1 xícara de aveia 1 xícara de farinha de centeio 1 xícara de farinha integral 2 colheres de sopa de linhaça 1 colher de sopa de quinoa em flocos 1 colher de sopa de gergelim 2 colheres de sopa de fermento 2 colheres de sopa de açúcar 1 colher de sopa de sal 3 colheres de sopa de óleo 4 xícaras de farinha de trigo água morna até dar ponto (soltar das mãos), mais ou menos 750 ml Modo de preparo: Em uma bacia misture o fermento, óleo, açúcar, sal, junte um pouco de água morna e farinha de trigo. Misture bem. Acrescente os outros ingredientes, o restante da farinha de trigo e sove bem a massa (se necessário, acrescentar mais água). Deixe descansar até dobrar de volume, divida a massa em três partes. Molde os pães e coloque-os em uma forma untada. Deixe crescer. Asse em forno pré-aquecido (180°) por mais ou menos 40 minutos. Receita da equipe do Espaço Vida Unimed VTRP.  

Categoria: #CuidarDeVocê